Publicidade
Entretenimento
Vida

Comer, malhar e ficar saudável: nutrologia esportiva chega à capital amazonense

Quem explica melhor é o casal de nutrólogos Felipe Leite e Fábia Mattos, que nesta semana inauguraram a primeira clínica de Nutrologia Esportiva na cidade de Manaus, a Nutro Body Perfomance, localizada no 14º andar do edifício The Place Business Center, na esquina da Av. Mario Ypiranga Monteiro com a Belo Horizonte, bairro Adrianópolis 02/04/2013 às 09:11
Show 1
A nutrologia é a especialização médica que cuida do comportamento alimentar humano
Felipe De Paula Manaus, AM

Num tempo de doenças de estilo de vida, Manaus felizmente está ficando mais saudável. Prova disso é o boom das academias, dos grupos de bicicleta, corrida e por aí vai. Mas a prática de atividade física, mesmo a amadora, pode ter seus objetivos invertidos se combinada à má alimentação, alertam os especialistas em nutrologia, ciência médica que cuida do comportamento alimentar humano.

Quem explica melhor é o casal de nutrólogos Felipe Leite e Fábia Mattos, que nesta semana inauguraram a primeira clínica de Nutrologia Esportiva na cidade de Manaus, a Nutro Body Perfomance, localizada no 14º andar do edifício The Place Business Center, na esquina da Av. Mario Ypiranga Monteiro com a Belo Horizonte, Adrianópolis.

A ideia é atender praticantes de toda e qualquer atividade física e, com base na análise minuciosa de dezenas de dados da composição fisiológica do paciente, elaborar uma dieta totalmente específica, que alie às necessidades alimentares a demandas e objetivos individuais.

Para isso, eles investiram num moderno equipamento: a balança de bioimpedância InBody, que em menos de um minuto é capaz de gerar de 20 a 30 dados da composição corporal do organismo humano.

Processo mais rápido

Os especialistas explicam que a alimentação sob dieta individualizada é capaz de dar grande celeridade ao atingimento das metas particulares dos pacientes, sejam elas ligadas ao emagrecimento, ao crescimento de massa muscular ou mesmo à diminuição desta última, como é comum em atletas de provas longas. Isso significa que comer de maneira “equilibrada” não é apenas selecionar bem os alimentos, mas saber a que horas e em que quantidade comê-los.

Gordura é nutriente

“Às vezes a pessoa está comendo (alimentos saudáveis), mas faz tanto exercício que não está repondo (nutrientes) suficientemente”, alerta Fábia Mattos. Eles alertam que um dos nutrientes cuja reposição é muitas vezes negligenciada é a gordura. “A gordura é extremamente importante, pois é a principal fonte energética estocável do ser humano”, diz Felipe Leite. “Quando o corpo não tem gordura para queimar, tira energia do próprio músculo”, completa dra. Fábia Mattos.

Reprodução

Pontos

A nutrologia é a especialização médica que cuida do comportamento alimentar humano. A nutrologia esportiva é voltada especialmente aos praticantes de alguma atividade física As necessidades específicas de cada pessoa são anaisadas diante de um minucioso estudo das atividades e uma detalhada radiogradia fisiológica dos pacientes.

Segundo os especialistas, deixar de comer causa o emagrecimento, senão oposto. “A pessoa perde peso, mas não emagrece, já que emagrecer é perder massa magra, mas quando a pessoa não se alimenta, o corpo tira energia do músculo, ao invés de tirar da gordura”.A dieta elaborada no Nutro Body Performance não é intrasigente: a ideia é se adaptar ao que o paciente tem boa aceitação. Mas se seu prato preferifo for picanha, bem, aí você vai ter que encarar outras opções, sob risco de comprometer a evolução de suas metas.

Saiba +

A Clínica Nutro Body Perfomance inaugurou nesta semana na sala 1408 do edifício “The Place Business Center”, esquina da Mario Ypiranga Monteiro com a Belo Horizonte, Adrianópolis. Contato pelo telefone 9988-0095 e 9601-2985.

Publicidade
Publicidade