Publicidade
Entretenimento
Vida

Comunicação e produção cultural viram tema de debate na Livraria Saraiva, em Manaus

Convidados discutem o cenário local da produção cultural e sua promoção através da comunicação no espaço Thiago de Melo da Livraria Saraiva Megastore, localizada no Manauara Shopping 17/09/2014 às 13:27
Show 1
Mascarenhas estudou desenho no Liceu Esther Mello do Mestre Anísio Mello e possui Licenciatura plena em Ed. Artística
Loyana Camelo ---

Os altos e baixos que permeiam todo o percurso da produção cultural, bem como sua promoção através da comunicação, são os elementos do debate “Comunicação e Produção Cultural - Os desafios de promover a cultura local, que acontece amanhã (18), às 19h no espaço Thiago de Melo da Livraria Saraiva Megastore (Manauara Shopping). O time de convidados para conduzir a conversa é formado por Elisa Maia, Denilson Novo, Romahs Mascarenhas e Thiago Hermido - todos com vasta experiência no assunto.

Elisa Maia atua como produtora cultural no Coletivo Difusão (associação cultural de Manaus, ligada à rede Fora do Eixo), trabalhando na produção de projetos como Grito Rock, Festival Até o Tucupi, SEDA (Semana do Audiovisual Manaus), entre outros. Ela conta que, durante o bate-papo, irá fazer uma pequena atualização sobre o Coletivo e como ele vem pensando comunicação nos últimos anos. Em seguida, irá usar o próprio Até o Tucupi como plataforma de debate e diálogo desses formatos.

Segundo Elisa, o maior desafio da pessoa que promove cultura na capital baré é vencer a comodidade. “É a gente sair um pouco da bolha, dessa nossa rede mais comum e imediata’” explica, fazendo um comparativo à comunicação fácil e limitada do Facebook. “Quero entender ainda como atingir ‘as redes’ de comunicação da periferia, porque essa galera, de repente, não está no Facebook, não está no nosso círculo de amizades”, acrescenta.

Plataforma multimídia

O jornalista Thiago Hermido, com passagem pela equipe do BEM VIVER, pelo Coletivo Difusão e que atualmente trabalha na Revista Intera, é o convidado responsável por abordar o papel da comunicação na promoção e divulgação de produtos culturais. Por já haver experimentado os dois lados - tanto de comunicador como de produtor - ele aborda a importância de os veículos irem além de simples ferramentas de informação.

“Os portais antigos de comunicação deixaram de focar apenas nas notícias e passaram a ser HUB - promovem eventos, divulgam artistas, administram perfis em redes sociais. A revista Noise, por exemplo, trabalha com vários segmentos e está até com um selo de distribuição de vinil”, comentou Hermido.

Juntam-se a ele e Elisa Maia o membro-fundador do Movimento Cultural Pirão AM e integrante da banda amazonense Os Tucumanus, Denilson Novo; e o cartunista Romahs Mascarenhas que trabalha na Mauricio de Sousa Produções como roteirista das revistinhas da Turma da Mônica.

Publicidade
Publicidade