Publicidade
Entretenimento
Vida

Concerto de compositor local estreia no Teatro Amazonas

Apresentação faz parte da nova temporada da Série Guaraná, que terá ainda tangos e “música espacial” 14/01/2014 às 09:45
Show 1
Composições de Johann Sebastian Bach e John Williams estão na programação da Série Guaraná
jornal a crítica ---

Com direito a uma estreia mundial logo na abertura, a Série Guaraná inicia a sua 10ª temporada em 2014, nesta quarta-feira, dia 15, no Teatro Amazonas. Intitulada de “Corais de Johann Sebastian Bach”, a noite começa com a estreia do inédito concerto para violão e pequena orquestra do compositor local César Lima, integrante da Orquestra de Violões do Amazonas.

Na segunda parte, o Madrigal da Casa de Música Ivete Ibiapina e a Orquestra de Câmara do Amazonas, regidos pelo maestro Marcelo de Jesus, apresentam dez corais do músico e compositor alemão, um dos mais importantes do período barroco da música erudita e considerado o pai da música moderna.

Tango e concertino

O ritmo portenho que conquistou o mundo no início do século XX é o tema de “Sete Tangos Sinfônicos”, segundo espetáculo da Série Guaraná 2014 no dia 16, com a Amazonas Filarmônica e regência de Carlos Vieu, que levará para o palco do Teatro Amazonas composições de gênios como Horacio Salgán, Pascual de Rogatis, Alberto Ginastera e claro, Astor Piazzolla.

Nos dias 23 e 26 é a vez de “An American Tour”, uma verdadeira mostra da diversidade de estilos e sons da música norte-americana, passando pelo erudito de Samuel Barber, trechos da ópera “Porgy and Bess” de George Gershwin até um medley de Cole Porter e o clássico “Somewhere Over the Rainbow”, de Harold Arlen. A Amazonas Filarmônica será regida pelo maestro Luiz Fernando Malheiro.

O Concertino para Oboé e Cordas do compositor gaúcho Breno Blauth abre a programação no dia 28 seguido pelas sinfonias Nº 5 para Cordas e Contínuo em Si Menor e Nº 6 para Cordas e Contínuo em Mi Maior de Carl Philipp Emanuel Bach, filho de Sebastian Bach. A solista Judith Simon (oboé) será acompanhada pela Orquestra de Câmara do Amazonas e regência de Nicolas Rauss.

Star Wars

Um dos maiores ícones musicais da Sétima Arte em todos os tempos, a composição do alemão Richard Strauss, “Assim falava Zaratustra” abre o surpreendente e inovador espetáculo “Música no Espaço”, dia 30, com participação do coro feminino do Coral do Amazonas, da Amazonas Filarmônica e regência de Marcelo de Jesus. A composição é o início de uma viagem sonora que levará a plateia por todo o Sistema Solar na suíte “Os Planetas”, do compositor inglês Gustav Holst.

Para encerrar a noite, outro símbolo de trilhas sonoras clássicas do cinema – “Star Wars” – tomará conta do Teatro Amazonas, com composições exclusivas do norte-americano John Williams.

Saiba mais

A entrada para o concerto do dia 15 é gratuita. Nos demais espetáculos da Série, os ingressos na plateia custam R$ 20 (inteira) e os demais assentos são gratuitos. Com exceção do show do dia 26 que começa às 19h, todos os demais estão programados para 20h. A Série Guaraná é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, o projeto tem patrocínio da Ambev.

Serviço

O que é: “Corais de Johann Sebastian Bach”

Onde: Teatro Amazonas, Largo São Sebastiãol

Quando: Amanhã, dia 15, a partir das 20h

Quanto: Gratuito


Publicidade
Publicidade