Quarta-feira, 22 de Maio de 2019
MÚSICA CLÁSSICA

Concerto 'Mulheres da Ópera' terá apresentação exclusiva em shopping de Manaus

Montagem está na programação do Festival Amazonas de Ópera, que segue até o dia 30 de maio



show_1_CD3A2BCE-EF16-467B-8D9D-FC4B5D94D39D.jpg
Soprano Carol Martins está no elenco do concerto (Divulgação)
09/05/2019 às 16:21

O Shopping Ponta Negra, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), preparou uma surpresa para os frequentadores do mall. No próximo sábado (18), às 19h, o público poderá assistir gratuitamente, e com exclusividade, ao concerto “Mulheres da Ópera”, apresentado por cantoras dos corpos artísticos do Estado do Amazonas que irão interpretar trechos de óperas que retratam grandes personagens femininos. O espetáculo compõe a programação do 22º Festival Amazonas de Ópera, que estará sendo realizado no Teatro Amazonas e em diversos outros locais, seguindo a política de descentralização dos eventos culturais, até o dia 30 de maio, e também é uma extensão das comemorações pelo Dia das Mães oferecida pelo centro de compras.

Segundo o superintendente do Shopping Ponta Negra, Magno Duarte, esta é mais uma opção diferenciada de entretenimento com que os clientes serão brindados. “Essa é uma oportunidade para os amazonenses prestigiarem o trabalho da cultura local, e tambem uma grande honra receberemos o espetáculo mesmo antes de estrear na programação do Festival de Ópera”, afirma. O concerto será apresentado no segundo piso (L2) do shopping.

O maestro e diretor artístico adjunto do FAO, Marcelo de Jesus, explica que esta será a primeira apresentação do espetáculo. Ele adianta que entre as homenageadas estará a ópera “Gianni Schicchi”, escrita por Giacomo Puccini, considerada a mais conhecida de todas, em especial pela sua famosa ária “O mio babbino caro”, na qual a personagem Lauretta expressa a seu pai, Gianni Schicchi, os sentimentos que sente por Rinuccio e roga que Schicchi interceda em favor da família Donati.

Outra que deve emocionar o público será a ópera “La Gioconda”, de Amilcare Ponchielli. Amor, ciúme, sofrimento, traição, vingança e redenção desenham esta ópera, considerada uma das mais famosas do século XIX.

Participarão da apresentação as sopranos Carol Martins, Elane Monteiro e Mirian Abad, além das mezzo-sopranos Kelly Fernandes, Raquel de Queiroz e Yana Stravaganzzi. O pianista será o Pedro Panilha. O roteiro e a direção cênica é de Francis Madson, com assistência de Viviane Palandi.

Exposições

Além do concerto, e também no ritmo do Festival de Ópera, faz parte da programação do Dia das Mães do Shopping Ponta Negra a exposição Ensaios Líricos, da fotógrafa e videomaker amazonense Bárbara Umbra, que fez um ensaio inspirado em personagens de ópera protagonizadas pela cantora lírica e soprano solista Dhijana Nobre. E o resultado do trabalho está exposto até o dia 19, no L2, próximo à loja Zara.

“A exposição é composta por treze imagens conceituais, que envolveram, além de pesquisa musical e cênica, uma minuciosa pós-produção artística”, afirma a fotógrafa. Entre as personagens fotografadas está Amina, de "La sonnambula", uma ópera em dois atos de Vicenzo Bellini, apresentada em forma de concerto no Teatro Amazonas em 2016.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.