Publicidade
Entretenimento
Vida

Concerto para violino homenageia 130 anos do compositor Marcos Salles nesta quinta-feira (12)

O evento, que é promovido pelo Governo do Amazonas/Secretaria de Estado da Cultura, é gratuito e vai acontecer às 19h no Teatro da Instalação, no Centro 10/11/2015 às 14:40
Show 1
O evento ocorre nesta quinta-feira (10), no Teatro da Instalação, Centro de Manaus
acritica.com* Manaus (AM)

Nesta quinta-feira (12) os fãs de violino farão uma verdadeira imersão na vida e obra do compositor Marcos Salles (1885-1965), uma das principais referências nacionais no instrumento. Além de um concerto com o músico Giovanny Conte, o espetáculo contará com a participação da filha do próprio artista, Marena Salles, que dará uma palestra sobre a trajetória do violinista.

O evento, que é promovido pelo Governo do Amazonas/Secretaria de Estado da Cultura, é gratuito e vai acontecer às 19h no Teatro da Instalação, no Centro.

“O papel da Secretaria de Estado de Cultura não é apenas promover ações artísticas, mas aguçar e despertar o interesse da população pela história da arte como um todo. Esse tipo de encontro é fundamental para incentivar a pesquisa cultural”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga.

No programa estão a primeira audição mundial dos “Caprichos Italianos do nº 1 ao nº 6” e o “Capricho nº 7” , ambas compostas por Marcos Salles, que foi o pioneiro na arte de evidenciar o violino com pesquisas e composições notáveis, em concertos realizados por todo Brasil, inclusive Manaus, e na Europa. Ele é responsável, juntamente com Villa-Lobos, Guerra-Peixe e Flausino Vale por dedicarem numerosos escritos, teses e obras sobre o violino.

Suas obras musicais passaram muitas décadas sem o devido reconhecimento até que sua filha Marena Salles, ex-violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira (RJ) e co-fundadora da Orquestra Sinfônica do Teatro Naciona Cláudio Santoro (DF), resgatou, editou e publicou os manuscritos do pai, sempre em parceria com o marido, o antropólogo e historiador, Vicente Salles. Juntos, lançaram o livro “Marcos Salles, Uma Vida”.

Giovanny Conte é um músico amazonense, formado pelo Conservatório de Música Pancho Vladigerov, de Sófia, Bulgária.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade