Domingo, 08 de Dezembro de 2019
MÚSICA

Concerto 'Requiem de Mozart' acontece na Catedral de Manaus dia 2 de novembro

Evento será realizado pelo coral da Amazonas Filarmônica e regido pelo maestro Luiz Malheiro



bv0830-002f_778694BD-F3A2-4128-88F1-BB61C772E6F2.jpg “Requiem de Mozart” acontece pela primeira vez na Catedral Metropolitana de Manaus neste Dia dos Finados (Foto: divulgação)
30/10/2018 às 07:30

Como forma de relembrar os entes queridos que já se foram, acontece pela primeira vez na Catedral Metropolitana de Manaus, a partir das 9h30 desta sexta-feira (2), Dia dos Finados, o concerto “Requiem de Mozart”. A ocasião será mais do que propícia para dirigir orações a Deus por aqueles que já partiram, primeiro será realizado o Ofício Litúrgico dos Falecidos, às 9h30. Será um momento para o público, junto ao corpo da igreja, realizar oração com salmos, cantos e meditação da palavra de Deus.

“O Ofício Litúrgico para os falecidos então se une ao Requiem de Mozart, constituindo não uma parte separada desse momento único em nossa Catedral, mas ambos constituem parte da mesma Liturgia, onde arte e espiritualidade se unem, oram e ecoam no templo sagrado mais importante de Manaus para os Católicos, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição”, explica o pároco da Catedral, Pe. Hudson Ribeiro.



Será um domingo de fé e união, onde o público e fiés devotos, aos pés da Imaculada Conceição, terão a oportunidade de recordar e rezar pelos seus entes queridos sob a Liturgia conduzida pelo Pe. Hudson Ribeiro e sob a regência do Maestro Luiz Fernando Malheiro. Faz parte da apresentação dessa edição do Concerto as solistas Carol Martins, Thalita Enrique Bravo e Emanuel Conde.

“Requiem é uma Misssa Fúnebre. Requiem de Mozart é uma das obras mais executadas do compositor austríaco e que deixou inacabada. O final da composição foi realizado por um aluno seu, Süsmayr”, declara o Maestro Luiz Malheiro.
Neste dia não acontecerá a tradicional missa durante a execução do concerto, de acordo com a organização.  Totalmente patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), o evento faz parte do programa “Catedral cultural, arte e espiritualidade”.

Homenagem no Teatro

No dia 1º de novembro será apresentado Requiem no Teatro Amazonas em memória a um dos brilhantes e queridos integrantes da Amazonas Filarmônica e chefe do naipe das violas, Diemerson Sena, que faleceu na semana passada. O evento começa às 20h, com entrada gratuita para o público.

'Catedral, cultural, arte e espiritualidade'

O programa existe desde agosto de 2017 e conta com duas atividades principais:

“Missa com Arte”: ocorre uma vez por mês, em duas missas celebradas em um domingo. Ajudaram a celebrar a Liturgia diversos corais e cantores amazonenses como Márcia Siqueira, Lucilene Castro, Fátima Silva, Sofia Amoedo, Ketlen Nascimento, Carlos Batata, entre outros. Além desses, outros grupos regionais, como Gaponga e o poeta Celdo Braga.

“Tarde Cultural da Catedral”: acontece uma vez por mês na Praça da Matriz.  É um momento breve de oração, apresentação de artistas locais, pinturas, desenhos, sorteios de brindes, exposição de artesanatos oriundos de projetos vinculados à Cáritas Arquidiocesana e interação sobre uma temática específica com o público da praça, os transeuntes e os que estão nas paradas de ônibus no terminal da Matriz.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.