Publicidade
Entretenimento
CELEBRAÇÃO MÀGICA

Concertos e reuniões de fãs em Manaus irão marcar aniversário de Harry Potter

Agenda comemorativa inicia no dia 29 e vai até domingo (31), data comemorativa do personagem. Programação inclui concerto no Teatro Amazonas, lançamento de livro e mostra de livros em shoppings da capital 26/07/2016 às 09:19
Show concerto
Concerto no Teatro Amazonas terá trilhas de filmes da saga Harry Potter e outras peças clássicas (Foto: Alexandre Fonseca/Arquivo)
Jony Clay Borges Manaus (AM)

Fãs de Harry Potter no mundo inteiro se preparam para comemorar o aniversário do célebre personagem da ficção infantojuvenil neste domingo, dia 31. Em Manaus, as celebrações incluem o concerto “Música no Castelo Mágico”, inspirado na trilha sonora dos primeiros filmes da série “Harry Potter”, mais lançamentos de livros e encontros de admiradores do jovem mago criado pela britânica J.K. Rowling.

A agenda de comemorações inicia nesta quinta-feira, dia 28, com o concerto “Música no Castelo Mágico”, às 20h, no Teatro Amazonas. O espetáculo, que terá três reapresentações de sexta a domingo, reúne suítes orquestrais dos três primeiros filmes de “Harry Potter” – “A Pedra Filosofal” (2001), “A Câmara Secreta” (2002) e “O Prisioneiro de Azkaban” (2004) – e duas outras peças famosas do repertório erudito: “Aprendiz de feiticeiro”, de Paul Dukas, e “Noite no Monte Calvo”, de Modest Mussorgsky, ambas incluídas em “Fantasia” (1940), clássica animação da Disney.

“São compositores que tiveram influência na criação não só destas, mas de trilhas sonoras em geral”, comenta Marcelo de Jesus, que rege a Amazonas Filarmônica na primeira apresentação do concerto, e ainda no sábado e no domingo. Na sexta, a condução será do regente amazonense Bruno Nascimento.

Música e magia

As peças de “Fantasia”, destaca De Jesus, apresentam temas que se tornaram clássicos em se tratando do universo mágico, daí sua inclusão no concerto ao lado das músicas de “Harry Potter”. “O ‘Aprendiz de feiticeiro’ é uma versão de ‘Harry Potter’ com o Mickey no papel do mago, com varinha, chapéu e tudo. O ‘Monte Calvo’, por sua vez, traz a ideia do vilão e do mal, como Lorde Voldemort”.

“Música no Castelo Mágico” terá a participação da Grupo Vocal do Coral do Amazonas e do Madrigal da Casa de Música Ivete Ibiapina. O espetáculo integra a Série Encontro das Águas, que já teve outros doiss concertos explorando a relação entre trilhas sonoras de filmes famosos e o repertório clássico. Foi o caso de “Música no Espaço” e “Música na Terra-Média”, apresentados no ano passado e colocando em foco as trilhas sonoras dos filmes de “Star Wars” e “Senhor dos Anéis”, respectivamente.

“Com ‘Música no Castelo Mágico’, estamos seguindo com a proposta de buscar uma aproximação com o público por meio da música não convencional, de trilha sonora. Muitas pessoas assistem a um filme e não associam aquela música a uma orquestra. O que queremos é mostrar que aquela trilha foi executada por uma orquestra”, diz De Jesus.

Orquestra e cinema

A proposta dos espetáculos da série, explica o regente, é ir além da reprodução pura e simples das trilhas sonoras. “Queremos mostrar que muito antes do filme já se fazia aquele tipo de música. Em ‘Música no Espaço’, ao lado da trilha de ‘Star Wars’, incluímos ‘Assim falou Zaratustra’, de Strauss. Em ‘Música na Terra-Média’, trouxemos trechos de ‘Carmina Burana’, de Carl Orff. Estamos mostrando que a música clássica é tão rica quanto aquela da trilha do filme a que todo mundo assiste”.

Tal como nos outros concertos inspirados no cinema, “Música no Castelo Mágico” terá projeções de trechos de “Fantasia” (em sincronia com o espetáculo) e dos longas de “Harry Potter” (sem sincronia). “E poderemos ter surpresas no figurino e nos cenários”, antecipa de Jesus, sem entrar em detalhes.

O objetivo dos concertos da série, aponta De Jesus, é criar público para os artistas da música instrumental em Manaus. “Se, dessas pessoas todas que curtem Harry Potter, uns 25% passarem a acompanhar os espetáculos promovidos pelos Corpos Artísticos em Manaus, já ganhamos”, diz.

A atual temporada da Série Encontro das Águas inicia hoje, às 20h, com um concerto da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) ao lado do grupo de música popular Imbaúba. Depois de “Música no Castelo Mágico”, prossegue com outros espetáculos dedicados ao Abba e David Bowie, além do “Muzikstation II”.

Encontros

Por sua vez, a agenda de aniversário de Harry Potter em Manaus terá outros dois eventos em Manaus. No sábado, dia 30, os fãs do jovem bruxo se reúnem para o lançamento de “Harry Potter and the Cursed Child”, na versão original em inglês – a versão traduzida deve chegar por aqui em outubro. O texto, originalmente escrito para teatro, é anunciado como a oitava história da saga do mago, e terá sua estreia nos palcos londrinos também neste sábado.

A celebração culmina no Potterday Manaus, que acontece no domingo, a partir das 15h, no Manaus Plaza Shopping. O tema do encontro será “Animais fantásticos e onde habitam” – livro de Rowling que chega este ano aos cinemas – e terá música, mostra de vídeos e livros, concurso de cosplay e distribuição de brindes, além de guloseimas e souvenirs temáticos da saga.

Serviço

O que é: Concerto “Música no Castelo Mágico”, com a Amazonas Filarmônica – Série Encontro das Águas

Onde: Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião, Centro

Quando: De quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Quanto: Ingressos de R$ 5 a R$ 50, dependendo da localização do assento

Info: (92) 3232-1768

 

O que é: Encontro de fãs para o lançamento de “Harry Potter and the Cursed Child”

Onde: Livraria Saraiva, Manauara Shopping, avenida Mário Ypiranga Monteiro, 1.300, Adrianópolis

Quando: Sábado, às 19h

Quanto: Entrada gratuita

 

O que é: Potterday Manaus 2016

Onde: Praça de alimentação do Manaus Plaza Shopping, avenida Djalma Batista, 2.100, Chapada

Quando: Domingo, a partir das 15h

Quanto: Acesso livre

Publicidade
Publicidade