Publicidade
Entretenimento
Vida

Concurso de desenho em caráter de Copa do Mundo

1ª Copa Manaus de Humor Gráfico visa reunir e premiar trabalhos de várias partes do mundo 09/11/2013 às 09:37
Show 1
Segundo Jack Chaves (foto), a exposição pode adotar um caráter itinerante, passeando por outras galerias
Laynna Feitoza Manaus (AM)

Com a Copa do Mundo de 2014, as cores verde e amarela se aproximam da capital amazonense. Porém, não são apenas os estádios e as áreas afins do futebol que levarão os tons: o cartunismo se prepara para receber, em Manaus, a 1ª edição da Copa Manaus de Humor Gráfico a ser realizada no período de 02 de junho do próximo ano até o dia 05 de agosto, na Ponta Negra. Em formato de exposição, o evento reunirá e premiará caricaturas, charges, cartoons, quadrinhos e animações de todas as partes do Brasil e mundo.

Idealizado pelo arte-educador, cartunista e chargista Jack Chaves, a Copa Manaus de Humor Gráfico está negociando trazer como jurados grandes nomes brasileiros do segmento, entre o cartunista Ziraldo, o cartunista e chargista da Folha de São Paulo Angeli, o chargista da Rede Globo Chico Caruso e o cartunista Laerte Coutinho.

As premiações, segundo Jack, ainda não foram definidas em valores para o primeiro, segundo, e terceiro lugares das quatro categorias a serem avaliadas (cartoon, caricatura, charge e quadrinhos), porém, o valor geral dos prêmios se distribui entre R$ 50 mil.

Para reunir na competição o acervo diversificado de desenhos gráficos, Jack conta que enviará, a partir de dezembro, convites aos principais salões de humor gráfico e cartunismo de Manaus, Brasil e países como a Itália, Espanha e Dinamarca.

Tal acervo estabelecerá diálogo entre os desenhos artísticos de todas as partes. Numa triagem feita pela equipe técnica, serão escolhidos 50 selecionados para competir pelo prêmio em dinheiro e para participar da exposição.

“Cada candidato vai poder enviar, por meio de e-mail, trabalhos para concorrer em três categorias. Vamos separar um de cada participante para concorrer ao prêmio. Quem não for selecionado, vamos tentar encaixar os desenhos numa coletânea, em uma álbum, todos os trabalhos enviados”, diz Jack.

O evento tem o apoio do governo do Amazonas e da prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (SEC-AM).

Ele explica também que os jurados farão uma pré-seleção em sigilo – no período entre maio e junho - de todos os que irão participar do prêmio em dinheiro. No dia de abertura da Copa Manaus de Humor Gráfico já serão anunciados os vencedores de cada categoria. Porém, trabalhos de todos os competidores serão expostos na Ponta Negra.

“No dia da abertura a premiação será feita em público, na Ponta Negra. A partir de dezembro deste ano estaremos com o site funcionando, e dispararemos os convites. No final de janeiro, com certeza já estaremos recebendo o material. As inscrições dos trabalhos poderão ser feitas até maio. Quem for participar precisam encaminhar os seus materiais, além de dados pessoais e um documento comprovando que o trabalho é autoral”, aponta Chaves.

Na exposição

Todo o material selecionado para a exposição carregará um conceito bem alusivo à Copa do Mundo e à Amazônia. Cada desenho ficará em quadros, que serão espalhados por lugares de maior circulação da Ponta Negra. Além disso, holofotes refletirão um banho de luz verde e amarela sobre os quadros.

Produções

A partir de dezembro, as produções já podem começar a ser enviadas para o endereço eletrônico amazonmma@gmail.com. Mais informações sobre a Copa Manaus de Humor Gráfico podem ser obtidas no telefone (92) 3234-1434.

Publicidade
Publicidade