Domingo, 09 de Agosto de 2020
Buzz

Confira a trajetória e personagens do humorista Fausto Fanti, do grupo 'Hermes e Renato'

Humorista brasileiro colecionou personagens marcantes com no grupo Hermes e Renato. Confira alguns deles



1.jpg Fausto (à dir.) teve longa história na MTV Brasil, sendo contratado depois de uma esquete amadora ser enviada à emissora
01/08/2014 às 08:53

O Brasil ficou mais triste esta semana com a morte do humorista Fausto Fanti, 35, integrante da trupe humorística Hermes e Renato. Ele foi encontrado morto em seu apartamento, que fica no bairro paulistano de Perdizes, por Adriano Silva, também integrante do grupo e seu amigo de infância.

Essa imagem, no entanto, não é a que permanece no imaginário de uma geração que cresceu com o humor negro do grupo do qual Fausto fazia parte. O Hermes e Renato era um carro-chefe na programação da MTV Brasil, onde fizeram um estrondoso sucesso e permaneceram no ar por dez anos (de 1999 a 2009) e mais alguns meses em 2013, quando a emissora estava prestes a fechar as portas.



Ficaram famosos por abusar da liberdade criativa que uma emissora relativamente pequena mas com ampla audiência jovem como a MTV tinha na composição de esquetes ácidos, escatológicos e cheios de palavrões, em suma, tudo o que as outras emissoras não mostravam.

Ainda assim, o gancho do grupo era, mesmo nos esquetes de mais baixo calão, manter-se inteligente e satírico. “Era um humor inteligente. Ele juntava o ridículo da música, as caricaturas das pessoas que nós encontramos por aí, fazia piadas totalmente absurdas, mas que dentro daquele universo encontravam um contexto”, disse a técnica em mecatrônica Júlia Farias, 24. “Em pouco tempo, as frases ditas no programa fatalmente viravam nossos jargões. Algumas são até hoje”, completou ela.

O grupo

Apesar do nome, a formação mais longeva do grupo foi composta por Fanti e outros quatro humoristas: Adriano Silva, Bruno Sutter, Felipe Torres e Marco Antônio Alves. Hermes e Renato era uma nome de uma dupla de personagens interpretados, respectivamente, por Marco e Fausto, que parodiava as pornochanchadas dos anos 70.

Durante sua passagem pela MTV, eles começaram com um quadro no programa Gordo a Go Go (apresentado por João Gordo) até ganharem um próprio, onde experimentaram vários formatos de esquetes. Eles também desenvolveram sátiras seriadas de novelas (como Sinhá Boça, em 2006) e redublagens cômicas de filmes obscuros (no Tela Class, 2007-2008).

Top 5

Fausto colecionou personagens memoráveis dentro da trupe. Por questões de espaço, não vamos poder montar um top 10, então vai um top 5 mesmo.

1. PADRE GATOVaidade é pouco nesta paródia feita especialmente para quem gosta de gospel e Backstreet Boys.

2. DONA MÁXIMAGrande vilã de Sinhá Boça, Dona Máxima colocava Paola Bracho no chinelo em uma crítica mordaz do comportamento das madames para com seus empregados.

3. DOCUMENTO TROLOLÓNa pele de Edson Wander, Fausto apresentava um programa investigativo pra lá de nonsense.

4. PALHAÇO GOZOMuito antes do “senta lá, Cláudia” viralizar na internet, esse palhaço já mostrava como não se deve apresentar um programa infantil.

5. TAMBÉM SOU HYPETirando onda de bandas pretensiosas, mais especificamente as eletrônicas que surgiram no meio da década de 2000, Fausto encarnou a vocalista da banda Também Sou Hype (que “hitou” com a música “Bichinho de Matar com Pedra”).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.