Publicidade
Entretenimento
Vida

Confira algumas das bandas e blocos que vão desfilar neste Carnaval em Manaus

Folia momesca terá banda da Bica, bloco dos Los Hermanos, Cauxi Eletrizado, até banda do Galo que fará homenagem ao escritor paraibano Ariano Suassuna 17/01/2015 às 18:16
Show 1
Banda da Bica é tradição no carnaval local por suas sátiras ao cenário político amazonense
MARIAH BRANDT Manaus (AM)

O Carnaval este ano chegou mais cedo para os brasileiros. Mal encerrou os festejos do Natal e do Ano Novo, o povo já ouviu rufar os primeiros tambores da folia momesca. Por isso, é preciso ficar ligado na agenda da época e anotar algumas dicas imperdíveis. Em Manaus, as bandas são um sucesso há algum tempo e esse ano as opções vão de homenagens ao extinto grupo Los Hermanos até o escritor paraibano Ariano Suassuna.

BLOCO DO EU SOZINHO

A ideia de tocar Los Hermanos em pleno período do Carnaval partiu dos integrantes da banda “Camelos Barbados”, que se reúne esporadicamente para tocar os sucessos do grupo. O nome do evento faz alusão ao segundo CD da banda carioca, lançado em 2001.

Por ser destinado a um público criterioso, o evento terá elementos de um bloco carnavalesco, mas as canções não serão modificadas. “O show vai ter a pegada do Carnaval, com a interação da banda com o bloco, flashes de marchinhas entre as músicas, etc... Mas buscamos ser discretos na questão do toque carnavalesco inserido nas músicas. Elas serão tocadas na íntegra.  Não vamos mudar o ritmo”, explica Gustavo Machado, guitarrista da “Camelos Barbados”. Para garantir o conforto do público, os ingressos e as camisetas do evento são limitados.

Já a tradicional Banda do Galo, mais uma vez invade as ruas com o intuito de difundir a cultura pernambucana na capital amazonense. Este ano, o tema é “Suassuna e o Auto do Frevo”. “Escolhemos Ariano Suassuna primeiramente pelo seu falecimento (ano passado) e por sua ligação ativa com a cultura pernambucana. Além da figura que ele representa para o Brasil, foi um paraibano muito ligado à cultura pernambucana e adorado por esse povo” justifica Theo Alves, um dos organizadores do evento. 

Para ilustrar o tema e homenagear escrito, Theo planeja levar bonecos de Olinda para a avenida das Torres. “Fazemos tudo baseado na arrecadação. Queremos confeccionar dois bonecos de Olinda: um em homenagem ao Ariano e outro ao próprio Galo da Madrugada”, adianta. As bandas Casulo, Official 80, Cauxi Eletrizado e Adriano Arcanjo irão comandar o frevo em cima do trio elétrico.

Theo Alves ainda explica que os grupos de amigos que quiserem pular juntos no dia do evento, terão uma opção interessante. A campanha ‘Faça do Galo sua festa de confraternização’ propõe que as turmas que desejem permanecer juntas durante a festa tenham seu próprio bloco dentro da banda. Interessados tem até o próximo dia 20 de janeiro para entrar em contato com a organização e garantir área reservada, com direito a bar, mesas, banheiros, ambulatório e mais área reservada para crianças.

NOVIDADES

O Bloco do Cauxi Eletrizado, formado pelas bandas “Alaídenegão”, “Os Tucumanos”, “Cabocrioulo” e “Metaleira do Carnaval” faz a festa com novidade em 2015.  O baixista da banda “Alaídenegão”, Agenor Vasconcelos, é um dos organizadores do evento e explica o que o público pode esperar no dia 16 de fevereiro.

“O evento começa às 16h. Serão três horas de marchinhas e frevos. Também vamos levar paródias feitas de maneira bem divertida para o Carnaval, além das músicas autorais. Vamos oferecer uma novidade que é o espaço para crianças: área de lazer com cama elástica e uma programação light no início da tarde pra quem quiser ir com a família” acrescenta.

TRADIÇÃO

Conhecida por seu teor humorístico, polêmico e politizado, a Banda da Bica traz este ano o tema “Na bica não tem conflito, votamos em careca e gostamos de periquito”, referências ao resultado das eleições estaduais de 2014 e ao episódio envolvendo mortes de pássaros na avenida Efigênio Salles. O tema foi escolhido pela diretoria da banda, formada por nomes envolvidos com a arte e a cultura local. O compositor da música é Américo Madrugada.

Neste ano, a banda sai no dia 7 de fevereiro, sábado magro de Carnaval. Segundo informações de uma das organizadoras, Ana Cláudia Soares, é provável que aconteça apenas um ensaio antes do grande dia, no dia 29 de janeiro.

A Banda da Bica acontece no entorno do tradicional Bar do Armando, na ocasião, a rua 10 de julho é interditada para os foliões. A expectativa de público para este ano está na casa dos 60 mil. As atrações ficam por conta das bandas Cauxi Eletrizado, Demônios da Tazmania e a bateria da escola de samba Reino unido da Liberdade.

Publicidade
Publicidade