Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019
FESTIVAL

Confira as atrações e atividades do Festival BB Seguros de Blues e Jazz

Realizado pela 1ª vez em Manaus neste sábado (21), o evento terá nomes nacionais e internacionais como o bluesman Lil Jimmy Reed, Pepeu Gomes e Hermeto Pascoal. O festival também terá atividades para crianças e adultos na Ponta Negra



lil_jimmy_reed_foto_8E9FD2CB-DE44-4849-AFF2-F930B48BFD52.jpg Foto: Divulgação
19/09/2019 às 18:32

O dia 21 de setembro será marcado pela estreia do Festival BB Seguros de Blues e Jazz na capital amazonense. O evento, que já acontecia em São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Recife, Curitiba e Belo Horizonte, chega na sua 5ª edição agora também em Manaus, se consolidando como o maior festival de Blues e Jazz do Brasil em abrangência e em público total, com 324 mil pessoas em 132 shows realizados desde sua criação.

Na capital amazonense, o festival acontece neste sábado (21), a partir das 15h na Praia da Ponta Negra. Um show clássico com o bluesman da geração de ouro, Lil Jimmy Reed, o “bruxo” Hermeto Pascoal, um dos maiores guitarristas do Brasil, Pepeu Gomes, a icônica banda brasileira e reconhecida internacionalmente, Blues Etílicos, o Bando em tributo a Eric Clapton, Miquéias Pinheiro e a Festival BB Seguros Jazz Band compõem a programação para um dia de boa música e descontração em Manaus.



O Portal A Crítica separou a programação completa do festival, com os horários e os locais onde os artistas irão se apresentar, além de um resumo da carreira de cada atração. Confira:

Programação

15h00 – Abertura do Festival e início das atividades para crianças

15h30 - Festival BB Seguros Jazz Band

16h00 – Miquéias Pinheiro e Grupo

17h05 - Tributo Eric Clapton com O Bando

18h10 – Blues Etílicos

19h30 – Pepeu Gomes em um show instrumental

20h40 – Hermeto Pascoal

22h00 – Lil Jimmy Reed

As atrações

Lil Jimmy Reed


Foto: Bruno Peres

Um dos últimos bluesman lendários da Louisiana. Aos 79 anos continua tocando e fazendo turnês pelo mundo e desembarca no Brasil em julho e se apresenta no B.B.Seguros de Blues & Jazz.

Lil’Jimmy Reed, com 81 anos, é o verdadeiro bluesman, como declara quem teve o privilégio de ouvir sua majestosa guitarra, voz poderosa, harmônica e deslumbrante. Figura altamente carismática, Lil Jimmy simboliza o clássico e tradicional blues. Nascido no final da década de 1930, em uma cabana de armas de fogo em Hardwood, Los Angeles, uma pequena cidade de plantações de algodão e serrarias na região do Mississippi.

Na década de sessenta, o blues chega a Grã-Bretanha e inspira uma geração de adolescentes que, por sua vez, leva a música ao sucesso internacional. Entre eles destaca-se o aclamado pianista Bob Hall, que imprime sua marca de estilo boogie (dançante) em centenas de gravações influenciando muitos outros. Bob e sua esposa, a dinâmica cantora e baixista de rock-and-roll Hilary Blythe, uniram forças com Lil Jimmy para formar a The Lil 'Jimmy Reed Band. Durante cinco anos, essa banda realizou uma série de apresentações por toda Europa.

Lil Jimmy continua a tocar pelos EUA, Europa e por todo o mundo

Hermeto Pascoal


Foto: Cíntia Duarte

Conhecido como "o bruxo" ou "o mago", o alagoano Hermeto Pascoal é considerado por boa parte dos músicos como um dos maiores gênios em atividade na música mundial. Em 2018, completa 82 anos e continua a dançar e saltar no palco como um menino. Poli-instrumentista, é famoso por sua capacidade de extrair música boa de qualquer coisa, desde chaleiras e brinquedos de plástico até a fala das pessoas. Junte-se aí teclado, piano, flauta-baixo, escaleta, sanfona 8 baixos, berrante e uma infinidade de instrumentos que toca ao lado de seu lendário grupo, formação que mantém desde os anos 1970. Ao longo de sua carreira, já lançou mais de 35 discos e participou de incontáveis gravações.

O alagoano de Lagoa da Canoa salta e dança no palco como se fosse um menino multi-instrumentista. Ao longo de sua carreira, já lançou mais de 35 discos e participou de incontáveis gravações.

Em suas apresentações, o público é agraciado com grandes sucessos de sua carreira, além de improvisos em diversos instrumentos e objetos inusitados, de maneira interativa com a plateia.

Atualmente, o Grupo é formado por Itiberê Zwarg (baixo), Jota P. (saxes e flautas), Fabio Pascoal (percussão), André Marques (piano) e Ajurinã Zwarg (bateria), além, é claro, de Hermeto Pascoal, o “campeão”!

Pepeu Gomes


Foto: Marcus Hermes

Pepeu Gomes iniciou a carreira aos 14 anos, quando fugiu da casa dos pais em Salvador, na Bahia, para viver da música. Fez parte do movimento que revolucionou a música brasileira pós bossa nova, incluindo a guitarra elétrica na música brasileira, com o grupo Novos Baianos. Pepeu já foi considerado pela revista americana Guitar World como um dos dez melhores guitarristas do mundo na categoria "world music".

No Festival BB Seguros Pepeu Gomes vai apresentar seu lado instrumental, trazendo ao palco o repertório do seu álbum Alto da Silveira passando também pelo universo do blues.Em sua carreira solo explora todo o seu potencial como instrumentista. Este trabalho torna explícitas suas influências, que passam do samba ao rock, do choro aos ritmos latinos e de muitos outros timbres e harmonias.

Blues Etílicos


Foto: Guarim de Lorena

Blues Etílicos é a marca mais forte do blues nacional e a banda há mais tempo em atividade nesse segmento. Desde meados dos anos 80, a banda formada por Flávio Guimarães, Greg Wilson, Otávio Rocha, Pedro Strasser e Cláudio Bedran vem produzindo uma extensa obra autoral, além de gravar homenagens às suas principais influências, tendo lançado doze CDs e um DVD.

Em 2015, a banda comemorou 30 anos de carreira com o lançamento do seu novo CD. Gravado ao vivo no Teatro do Sesc Santo Amaro, em São Paulo, o álbum tem doze músicas. A banda resgata Safra 63, música de seu primeiro LP lançado em 1987. Canções autorais de diferentes álbuns como Tiro de Largada e Puro Malte se somam às inéditas Let it Rain e Solidão dos Bois.

O Blues Etílicos tem o dom de agradar os mais diversos públicos. Esses 30 anos de estrada foram maturando cada vez mais essa que é a mais criativa e popular das bandas brasileiras nesse segmento.

Tributo Eric Clapton com O Bando


Foto: Daniel Pastor

O grupo O Bando, faz parte da história do Festival BB Seguros, acompanhando o projeto desde o início, apresentando um novo e especial show a cada nova edição. O Bando mostra que Minas Gerais é berço de grandes talentos musicais, é o coração do Clube da Esquina, mas, entre as montanhas de Minas também pulsam fortes estilos como o blues e o rock and roll. Os mineiros já se apresentaram ao lado de nomes como Os Paralamas do Sucesso no Circuito Brasil Musical, em João Pessoa (PB), entre outros.

O grupo, conterrâneo de Milton Nascimento, viajou pelo Brasil ao lado do ícone da MPB na turnê do disco “...E a Gente Sonhando”, entre outros projetos. Atualmente, os integrantes de O Bando também desenvolvem projetos paralelos, como o Ummagumma – The Brazilian Pink Floyd (principal cover do Pink Floyd do Brasil), idealizado e liderado pelo vocalista e guitarrista Bruno Morais.

Para a apresentação no 5o Festival BB Seguros de Blues e Jazz, O Bando preparou um repertório especial em homenagem a um dos maiores nomes do blues mundial: Eric Clapton.

Miquéias Pinheiro


Foto: Natanael Pinheiro

Miquéias Pinheiro, natural de Manaus/AM Iniciou seus estudos na música aos 10 anos e aos 14 anos descobriu sua afinidade maior o Contra baixo elétrico. Em 2002 tornou-se aluno de contrabaixo elétrico e acústico no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.

Desde 2004 atua e grava profissionalmente com diversos instrumentistas tais como: Baterista Tony Roster Jr, Arthur Maia, Gilson de Souza, Stanley Wagner, Marcelo Coelho, David Liebman, Vana Gierig, Orquestra de Vozes da UFAM, Cordão do Marambaia, Márcia Siqueira, Gonzaga Blantez, Márcia Novo, Karine Aguiar, Junior Meireles, Marcos Bosco, Felipe Romagna, Maurício Cajueiro, Serginho Carvalho, Felipe Lamoglia, Os Tucumanus, etc.

Seu trabalho mescla influências do jazz, samba, Latin jazz, Funk, pop e Beiradão amazônico. Atualmente, Leciona a disciplina de baixo elétrico no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro e dedica-se ao seu projeto instrumental Miquéias Pinheiro e grupo.

BB Seguros Jazz Band’s


Foto: Pedro Guilda

Formada especialmente para o projeto, traz o estilo das tradicionais street jazz bands de New Orleans para o Festival, com os músicos circulando entre o público.

Entre as músicas do seu set list, estão incluídas “Ice cream” (H. Johnson, B. Moll, R.King), “Georgia on my mind” (Ray Charles) e “I' ve found a new baby” (Ethel Waters).

 

Serviço

Local: Anfiteatro da Ponta Negra

Endereço: Av. Ayrton Senna, S/N - Alphaville Araguaia

Dia: 21 de setembro

Horário: das 15h às 23h

Classificação Indicativa: Livre

Quanto: Gratuito

 


 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.