Domingo, 18 de Agosto de 2019
Festa junina

Confira dicas e receitas para se manter saudável neste mês de 'arraiá'

Além das guloseimas tradicionais para serem adaptadas, também é possível criar outras com ingredientes que já fazem parte da dieta, uma delas é o amendoim



1089985.jpg “São receitas super fáceis de adaptar, não têm muito mistério. O diferencial será fazer a troca de ingredientes muito calóricos, como leite condensado por leite de castanha, por exemplo", afirma a Nutricionista
05/06/2016 às 12:13

É difícil resistir a tantas delícias características das festas juninas – que às vezes esticam e viram julhinas e até agostinas. E não é um evento só, é um mês inteiro (ou mais) de tentação. Mas há, sim, solução para quem quer manter a dieta e ainda degustar dos pratos típicos desse período que faz parte da tradição brasileira. 

O bordão  - que já virou um clássico -  “você pode substituir o açúcar refinado pelo adoçante ou açúcar mascavo, por exemplo” é o grande segredo para o sucesso na hora de driblar as calorias e aproveitar os pratos típicos juninos, de acordo com a nutricionista Eliana Ferreira.

“São receitas super fáceis de adaptar, não têm muito mistério. O diferencial será fazer a troca de ingredientes muito calóricos, como leite condensado por leite de castanha, por exemplo; açúcar por adoçante, etc. Algumas opções  fazem bem como o milho, então, pode manter”, diz.

A manteiga, uma das grandes vilãs quando o assunto é dieta, também pode ser trocada pela versão clarificada ou mesmo o óleo de coco. “São opções mais saudáveis, funcionais, pois fazem bem para a saúde do corpo”, reforça a nutricionista amazonense. Outro ponto que ela ressalta  é evitar ingredientes industrializados. Um dos exemplos que ela cita é o leite de coco.

"Se você produzir o leite em casa, utilizando a fruta, sem usar conservantes, com certeza é bem mais saudável que comprar”.

Eliana Ferreira faz um alerta sobre o sabor das receitas adaptadas. “De fato elas não ficam 100% parecidas com a origional, sempre tem um leve sabor de mel ou é menos doce, mas tão gostoso quanto”, diz.  
 
Novas opções

Além das guloseimas tradicionais para serem adaptadas, também é possível criar outras com ingredientes que já fazem parte da dieta. Uma delas é o amendoim que, apesar de não ser comum nas festas juninas locais, é fácil ser encontrado nos festejos em outras regiões. 

“Por ser rico em proteínas, fibras, antioxidantes e fitoquímicos, o amendoim auxilia no controle do peso, da gordura abdominal e dos níveis de açúcar no sangue;  quando consumido na quantidade certa (30 gramas por dia) e em lanches intermediários, garante a saciedade por mais de duas horas;  contém fitosteróis, que podem diminuir o desenvolvimento de tumor de próstata em até 40%; e devido à alta concentração de vitamina E, tem papel antioxidante que pode diminuir a incidência de Mal de Alzheimer”, explica a consultora de nutrição funcional Andrezza Botelho. 

A pedido Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), ela criou uma receita especial de “bolo junino funcional”, que é  compartilhada com os leitores de A Crítica. A nutricionista Eliana Ferreira também apresenta duas receitas bem comuns não só em festejos de Manaus, mas ao longo do ano. São eles o curau - conhecido como mingau de milho verde, além do munguzá. Confira!

 

Bolo Junino Funcional

Ingredientes

3 gemas de ovos

100g de manteiga (ou ½ xícara de chá)

 1 xícara (chá) rasa de açúcar demerara

100g de farinha de rosca sem glúten (ou 6 colheres de sopa)

1 colher (sopa) de baunilha

½ xícara (chá) de leite sem lactose

300g de amendoim torrado e moído sem pele e sem sal

3 claras de ovos batidas em neve firme

1 colher (sopa rasa) de fermento em pó

3 paçocas

Preparo

1.Numa batedeira, bata as 3 gemas, 150g de manteiga e 1 ½ xícara (chá) de açúcar demerara até esbranquiçar (cerca de 10 minutos). 2. Junte 100g de farinha de rosca, 1 colher (sopa) de baunilha e ½ xícara de leite desnatado.  3. Acrescente, aos poucos, 300g de amendoim sem pele e sem sal.  4. Desligue a batedeira, junte as 3 claras batidas em neve e 1 colher (sopa rasa) de fermento em pó. 5. Despeje em uma forma untada e polvilhada com farinha e coloque para assar em forno a 180°C, pré-aquecido, por 40 minutos ou até assar por completo. 6.Após assado, salpicar 3 paçocas moídas no topo.

 

Curau

Ingredientes

10 espigas de milho verde 

1 colher de óleo de coco

200ml de leite de coco caseiro

500ml de água 

1 coco ralado natural 

1 pitada de sal

1 xícara (chá) de açúcar demerara

Canela a gosto para polvilhar

Preparo

1.Tire o milho da espiga e depois coloque no liquidificador 2.  bata com a água, em seguida peneire e coloque na panela 3.  acrescente os demais ingredientes, e deixe cozinhar até soltar do fundo da panela, 4.  unte um pirex com uma colher de óleo de coco e coloque o curau e salpique canela por cima. 5.   sirva quente ou gelado. 

 

Mungunzá

Ingredientes

500g de milho branco

3 cocos naturais, sendo que dois cocos são batidos para tirar o leite e outro para ralar e colocar no mingau. 

2 paus de canela 

Canela em pó para salpicar

1 colher ( sopa ) de sal 

Açúcar ou adoçante à gosto.

Preparo

1. Coloque o milho em uma panela de pressão , sal, a canela em pau e cubra de água, 2.  deixe cozinhar por 30 minutos, depois veja se os grãos já estão macios, e coloque o leite de coco e o coco ralado, deixe cozinhar mais um pouco, 3.  acerte o adoçante ou açúcar e estar pronto, sirva com canela pó.

 

Serviço

Quem:  Nutricionista Eliana Ferreira   

Contato:  (92) 99493-0556

Quem:  ABICAB 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.