Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Vida

Confira roteiro com restaurantes de Manaus que trazem teppan’s, a chapa de ferro, em seus cardápios

Seguindo boa parte dos exemplos da culinária asiática, esses pratos servidos na própria ‘chapa de ferro’ estão sempre quentes, com aroma e visual convidativos



1.gif Amazonas Steakhouse: A Picanha Prime servida na chapa é uma das opções da casa
20/02/2015 às 11:48

De origem japonesa, a expressão “teppan” significa “chapa de ferro” e aparece em boa parte dos menus de restaurantes da culinária asiática.

Pouca gente sabe que, por mais que os orientais tenham dominado a arte da preparação de alimentos em chapas quentes, esta só foi aparecer no hemisfério em questão por conta da influência ocidental após a 2ª Guerra Mundial.



O bom desse “intercâmbio” gastronômico é que tanto do lado de lá quanto de cá existem experts em criar receitas estilo teppan com variados ingredientes - peixes, carnes, aves, frutos do mar, verduras.

Servidos na própria chapa, esses pratos estão sempre quentes, com aroma e visual convidativos. No roteiro de hoje, conheça alguns restaurantes de Manaus que botam para grelhar!

Shin Suzuran

O proprietário do restaurante Shin Suzuran, Hiroya Takano, explica que em seu país de origem o salmão é, em verdade, mais consumido na chapa do que no formato sushi ou sashimi. “Faz cerca de uns 15 anos que começou a aparecer o sashimi no Japão. Até então, comia-se apenas salmão grelhado”, explica.

A expertise japonesa nos pratos “teppan yaki” (yaki quer dizer frito ou grelhado) é bem aproveitada no Suzuran, refletida na variedade destas opções no cardápio: Frutos do Mar Teppan Yaki (camarão, lula, mexilhão, salmão e vieiras), Shimeji (cogumelo) Teppan Yaki, Giu Tan com alho Teppan Yaki (língua de boi cortada bem fina e grelhada na chapa - acompanha nabo ralado) e até as versões regionais - Tambaqui e Pirarucu Teppan Yaki.

Endereço: João Valério, n. 762, Vieiralves / Telefone:3584-4429.

Soho Lounge

As opções de teppan no Soho Lounge represen-tam a verdadeira “globalização” do preparo na chapa quente: o Teppan a Parmegiana (apesar do nome, o filé à parmegiana é um prato brasileiro com influência italiana) e o Teppan de Salmão (esse sim, tradicio-nal do Japão).

Como acompanhamento, legumes, arroz e ovo frito e drinks variados. Atenção: a casa serve os pratos na chapa somente no horário de almoço (de 10h às 15h).

Endereço: Manaus Auto Shopping, av. Djalma Batista / Telefone:3671-8549.

Restaurante Miako

Restaurante japonês mais antigo de Manaus ainda em atividade, o Miako tem os pratos servidos na chapa quase que como uma marca registrada sua.

Segundo a proprietária Vanusa Muniz, hoje, o carro-chefe da casa é o Misto na chapa (combinação de filé, frango, camarão, calabresa e peixe). Dentre as demais alternativas estilo “teppan” ainda estão o frango, o filé, os mariscos (polvo, lula, camarão, salmão, kani-kama, lula - juntos ou servidos individualmente) e o salmão.

Endereço: Rua São Luis, n. 230, Adrianópolis / Telefone: 3234-4837.

Amazonas Steak House

Inaugurado em 2012, o restaurante já mudou diversas vezes de cardápio, tendo os pratos na chapa sido inseridos faz pouco tem-po. Isso porque o chef responsável, Valdo Menezes, conta que residiu em Londres e acostumou-se com menus sazonais.

Atualmente, a casa serve na chapa (em formato de vaquinha) o Filé steak house, o Chicken SteakHouse, a Picanha Prime na chapa e a Costelinha Barbecue. Como acompanhamento pode-se optar pelo arroz steakhouse, batata frita, farofa de ovos ou salada.

Para beber, uma infinidade de limonadas: morango, maracujá, kiwi, suí-ça, além da própria da casa, a Steakhouse (com água com gás).

Endereço: Rua Pernambuco, n.16, Pq das Laranjeiras / Telefone: 98153-4787 e 3308-3053.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.