Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
GASTRONOMIA

Confira um roteiro de novas cafeterias em Manaus para comemorar o Dia do Café

Com inúmeras combinações e processos de preparos, a segunda bebida mais consumida no mundo é celebrada



Capturar.JPG
(Foto: Divulgação)
13/04/2018 às 14:55

O Dia Internacional do Café é comemorado neste sábado (14), mas para a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água, todo dia é dia de se tomar uma pequena xícara dela que seja. Queridinho do Brasil, que é o maior produtor de grãos, e volta e meia disputa o posto de maior consumidor junto com os Estados Unidos, o café tem vivido uma época de glória com novas cafeterias surgindo a todo o momento. 

Em Manaus, apenas no início deste mês de abril, duas cafeterias inauguraram, Coa.do e Amazônia Coffee House, somando-se a tantas outras já firmadas na cidade, como a Sophia Café, e outras ainda por vir, a exemplo da franquia argentina Havanna. As opções são muitas, portanto, se você não sabe onde comemorar a data neste final de semana, confira o roteiro a seguir:

Coa.do

Inaugurado no último domingo, o Coa.do, localizado no V8 Center (Avenida  Ephigênio Salles, Aleixo),  preza pelo simples e bem feito. O local é fruto da parceria entre os fotógrafos apaixonados por café, Clara Hebron, Iana Porto e Rodrigo Torii, que se perguntaram “por que não abrimos uma cafeteria, com a nossa cara, do nosso jeitinho?”.

De acordo com Hebron, o Coa.do, que funciona de terça a domingo, das 13h às 20h, serve cafés clássicos da forma mais diferente e moderna possível. “As opções são infinitas, pois são inúmeras as formas de fazer café, até mesmo dentro de um mesmo processo. Desde a moagem até a infusão pode-se extrair diferentes sabores do mesmo grão, possibilitando o cliente participar de uma verdadeira experiência”, afirmou Hebron. 

Para acompanhar as beberagens, o Coa.do oferece diversas comidinhas, que vão do pão de mel ao waffle, passando pela tapioca, pelo bolinho de banana e o caboquinho mineiro, mistura de pão de queijo com tucumã. Além do café tradicional, a casa conta com cafés gelados, leves e refrescantes.

Sophia Café

Pensado inicialmente como uma doceria, o Sophia Café surgiu após a proprietária Soraia Viana voltar de uma viagem ao Rio de Janeiro, na qual se inspirou nos lugares pequenos e aconchegantes da cidade maravilhosa para criar sua versão manauara. O nome, conforme ela, é uma homenagem à filha. 

“Um dos destaques do local é a decoração, que propicia um ambiente acolhedor, toda inspirada nos gostos da minha filha, com muitos livros para os clientes lerem”, afirmou Viana. Com grãos vindos de várias regiões do Brasil, todos moídos na hora, o Sophia Café está localizado na Rua Tito Bittencourt, bairro São Francisco, e funciona de segunda à sexta-feira, das 14h às 19h, e aos domingos, das 7h30 ao meio dia.

Amazônia Coffee House

Funcionando desde maio do ano passado como uma loja online de grãos de café de todo o Brasil, com entrega a domicílio, o Amazônia Coffe House abriu há cerca de duas semanas o seu espaço próprio, localizado na Rua Jonathas Pedrosa, Praça 14 de Janeiro. Vale ressaltar que a loja online continua em atividade.  

Segundo o proprietário e barista João Carlos Ramos, a diferença do Amazônia é sua variedade de mais de 40 tipos de café, que podem ser comercializados em grãos e moídos na hora, bem como os nove tipos de preparo diferenciados, mini cookies, salgados, sanduíches, açaí, sucos naturais e muito mais. 

“Estamos apenas começando, a intenção é aumentar o número de opções”, afirmou Ramos. “Cada vez que o cliente vier aqui ele pode pedir um café diferente, sem nunca repetir, fazendo inúmeras combinações de grãos e processos de preparo”, explicou ele. A casa abre de segunda a sábado, das 6h às 14h.

Em breve: Havanna em Manaus

Havanna, a mais tradicional marca de alfajores da Argentina, expande seus negócios e inaugura seu primeiro ponto de venda na região, por meio do modelo de franquia. O café começa a operar em maio e comercializará a linha completa Havanna, além de produtos de cafeterias. A nova unidade, cujo endereço ainda não foi divulgado, traz um conceito de espaço aconchegante e acolhedor, com novo design e nova comunicação visual.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.