Publicidade
Entretenimento
MODA

Coturnos são tendência desde os anos 50 e contemplam todos os estilos

Os coturnos são democráticos e combinam com todos os estilos, e, inclusive oferecem uma gama de opções para combinar com as peças de roupa disponíveis no guarda-roupa 24/07/2016 às 06:00
Show vida0824 002f
 A consultora de imagem Luciana Cordeiro, que investe no Blog da Lu Cordeiro, recomenda combinar a peça com roupas frescas de tecidos fluidos “por causa do calor manauara”. (Divulgação)
Mayrlla Motta Manaus (AM)

Salto alto ou coturno? A maioria das mulheres escolheria, por uma questão cultural, a primeira opção. Entretanto, a segunda tem sido a resposta daquelas que adoram apostar em ousadia. É o caso da fotógrafa Alana Bentes, 22, que contraria a ideia do “não se deve usar a botinha em Manaus, por causa do calor”. 

Quem também adora apostar na peça é a cantora Mônica Saraiva, 24. Para combinar com seu estilo roqueiro, a manauara, que atualmente mora em São Paulo (SP), prefere os coturnos pretos, acompanhados de um sobretudo feminino. Não diferente de Mônica e Alana, a universitária Anne Kath, 24, é uma das adeptas da peça que, desde os anos 50 é tendência, dentro e fora de casa. 

Mas, por qual motivo a botinha tornou-se amiga inseparável das mulheres? Para a Design de Moda Raphaela Moura, 23, do blog @quantofoi, a resposta é: “Versatilidade e conforto. O coturno contempla todos os estilos”, diz. O grande responsável por deixar a peça mais fashion e confortável foi Doctor Martens, em 1950. “Antigamente os coturnos tinham o mesmo formato de pisada. O Doctor foi aperfeiçoando. As donas de casa, depois dos soldados de guerra, foram as primeiras a aprovar”, compartilha Raphaela. 

 Como usar?

Os coturnos são democráticos e combinam com todos os estilos, e, inclusive oferecem uma gama de opções para combinar com as peças de roupa disponíveis no guarda-roupa. O primeiro passo para usá-los é apostar na botinha de cor neutra, segundo a blogger Suelen Lima, 25, do @rostodeneve. “Essa dica é para aquelas que querem usá-los, mas ainda têm um pouco de insegurança”, orienta.

 A consultora de imagem Luciana Cordeiro, que investe no Blog da Lu Cordeiro, recomenda combinar a peça com roupas frescas de tecidos fluidos “por causa do calor manauara”.

Apostar em short jeans e vestidos florais cai bem”, disse. Para que a peça se adeque ao seu biotipo, Lu recomenda, ao vestir uma calça jeans, por exemplo, utilizar o coturno do mesmo tom da peça. “Para deixar a mulher com aparência mais alta. Se fizer assim, o look não irá quebrar a silhueta”, orienta a consultora. 

Publicidade
Publicidade