Publicidade
Entretenimento
ALIMENTAÇÃO

Conheça a dieta de Penélope Cruz, que permite comer à vontade e com qualidade

Considerada a mais saudável do mundo por alguns especialistas, dieta mediterrânea é a escolha da atriz espanhola 08/01/2017 às 05:00
Show portal penelope
Dieta mediterrânea é a escolha da atriz espanhola por permitir comer com variedade e saúde
Natália Caplan Manaus

Uma alimentação adequada tem grande influência na expectativa de vida e, entre tantas dietas, a do Mediterrâneo é considerada a “mais saudável do mundo” por alguns especialistas. De acordo com o “Seven Countries Study” — estudo mundial para investigar dieta e estilo de vida, em países e culturas diferentes, durante um longo período —, é a combinação infalível para aumentar a longevidade. Entre os adeptos dela está a atriz Penelope Cruz.

“Em minha opinião a dieta perfeita é aquela que foi planejada especialmente para você. Mas concordo que seja uma ótima opção. Além de nutrir, tem como objetivo prevenir doenças e proporcionar uma vida mais natural e saudável. Ela tem como princípios básicos o consumo de vegetais variados, frutas, peixes e frutos do mar; azeite, cereais, frutos oleaginosos, sementes e azeitonas; ervas aromáticas, laticínios e vinho”, diz a nutricionista Patrícia Gidi, 31.

Já pesquisadores da Universidade de Barcelona comprovaram que a alimentação mediterrânea é benéfica para o coração, podendo evitar cerca de 30% das mortes por ataque cardíaco, derrames e doenças cardiovasculares; além de prevenir câncer, diabetes e Alzheimer. De acordo com a também futura especialista em Obesidade e Emagrecimento, porém, todos os alimentos são consumidos moderadamente.

“Moderação é a palavra de ordem. Nesse estilo de vida está incluso descanso, atividades físicas e socialização. Preparar os alimentos de forma adequada e reunir à família durante a refeição, sem distrações, também é uma questão de saúde”, enfatiza. “É preciso que seja feito o plano alimentar com um nutricionista, que saberá as necessidades e particularidades do indivíduo para que seja realmente alcançado o objetivo da dieta: prevenir doenças”, completa.

Industrializados x in natura

Segundo a pós-graduanda em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar e Nutricional, graças à globalização, diferentes culturas alimentares se tornaram acessíveis a todos, o que também facilitou a realização de pesquisas sobre a influência dos alimentos e do estilo de vida na longevidade e na saúde das pessoas. “O modo de vida urbano atual, com o consumo de produtos industrializados — altamente calóricos; uso exacerbado de sal e açúcar — tem substituído a dieta tradicional. É um fator predominante no surgimento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, deixando a população cada vez mais debilitada”, alerta Patrícia.

Segredos do Mediterrâneo

Nada industrializado: a dieta exalta alimentos frescos in natura, assim, já elimina da rotina alimentar uma série de aditivos químicos, além do excesso de sal e açúcar;

Peixe: recomenda-se consumir de três a quatro porções semanais de pescada, tilápia, sardinha e salmão grelhados ou no forno (nunca frito). Carne vermelha e frango esporadicamente.

Frutas e vegetais: os legumes devem ser preparados no vapor. A salada verde pode ser no almoço e no jantar; tomate é primordial. Frutas substituem a sobremesa e entram no lanche.

Gordura: rico em antioxidantes, o azeite extravirgem deve temperar saladas e peixes diariamente, mas sem exagerar. Duas colheres de sopa por dia é suficiente.

Oleaginosas: nozes, castanhas e amêndoas causam sensação de saciedade, evitando o exagero nas refeições. São ricas em substâncias que controlam os níveis de colesterol.

Grãos integrais: são essenciais nas refeições. Porções de lentilha, feijões, grão de bico e soja devem fazer parte da rotina diária.

Laticínios: preferencialmente iogurte natural, leite semi desnatado e queijo branco devem fazer parte do cardápio diário.

Vinho: uma taça diária de vinho tinto completa o cardápio, por ser rico em substâncias que protegem o coração.

Publicidade
Publicidade