Publicidade
Entretenimento
Vida

Conheça a proposta da Loja Griô, pioneira na venda online de artesanato em Manaus

A loja integra a nova categoria do mercado, as startups, que são empresas que surgem de uma ideia inovadora, com baixo custo inicial e de base tecnológica 29/12/2014 às 10:49
Show 1
A loja tem sete funcionários, entre eles os sócios Erlan Bindá e Carolina Esteves
MARIAH BRANDT Manaus (AM)

Ao adquirir uma carteira, brinco ou colar, alguma vez você já se perguntou onde ele foi feito, quem o confeccionou ou qual a história daquele acessório? A Loja Griô faz isso diariamente. Pioneira em Manaus no e-commerce de artesanato, ela preza por produtos e utensílios bem feitos e muito mais que isso, que tenham histórias interessantes.

A loja amazonense integra uma nova categoria do mercado: as startups, que são empresas que surgem de uma ideia inovadora, com baixo custo inicial e de base tecnológica. Por se encaixar nesse perfil, a loja virtual não realiza vendas em local físico: o cliente faz a compra pela Internet e a entrega é feita pela loja em todo o País. O frete para Manaus é gratuito.

Um dos gestores da loja, Erlan Bindá, explica que a Griô não foi criada para ser temática. “Temos artesanatos com característica amazônica, mas também temos artigos para casa feitos em vinil, peças vindas da Venezuela e estamos articulando peças da Colômbia. Não planejamos ficar só na América do Sul, até porque nossos criadores fazem pesquisa de mercado e tendências, então o nosso foco é oferecer produtos para todos os gostos”, explica.

Contatos

A presença de peças artesanais de criadores venezuelanos hospedadas no site como CQB e Hima é fruto de uma rede de contatos criada durante uma viagem pela América do Sul feita por Carolina Esteves e Rafael Ribeiro, sócia-presidente e diretor financeiro da Loja Griô, respectivamente.

Nas viagens feitas por esses jovens empreendedores, além da pesquisa de campo sobre tendências locais em artesanatos, eles puderam visitar criadores e montar os estoques para trazer a Manaus e serem vendidos online. Ainda segundo Erlan Bindá, outras viagens estão sendo planejadas pelo grupo com a finalidade de conhecer novos produtos e novas histórias e o primeiro destino de 2015 será Belém do Pará.

CRIADORES

O casal de designers Fran e Wilson Prata têm sua marca hospedada na Loja Griô, oferecendo uma diversidade de estampas em cadernetas de bolso e carteiras. O casal se mudou para o Rio de Janeiro por conta da pós-graduação de ambos, Fran trabalhou durante muito tempo como designer de interiores e acabou se apaixonando pelo trabalho manual ao produzir maquetes. Ao voltar para Manaus, parou de projetar em metros quadrados para abrir a “Milímetros Quadrados”. Por ser bastante perfeccionista, os produtos feitos por Fran Prata impressionam pelo capricho em seu acabamentos e também pelos tecidos com estampas modernas e diferenciadas, fruto do trabalho de pesquisa de tendências realizado em parceria com seu marido e sócio, Wilson Prata.

Prateleira

Para quem quer ter seus produtos colocados “na prateleira online” da Loja Griô, além de contar a história do produto e de quem o produz, é preciso preencher um formulário no próprio site da loja (www.lojagrio. com.br), respondendo se ele se encaixa na categoria moda, decoração, design, literatura e música ou artesanato. Feito isso, a equipe faz uma análise e, a partir daí, os produtos são expostos no site e podem ser vendidos online.

O time de profissionais da Loja Griô é formado por sete funcionários especializados em design, comunicação, administração e computação, cada um em sua função contribui para a qualidade das marcas hospedadas no site, a divulgação dos produtos e também garantem a segurança necessária no momento da compra até a entrega do produto aos clientes.

Publicidade
Publicidade