Terça-feira, 23 de Julho de 2019
Vida

Conheça a trajetória de Hello Kitty, personagem que completa quatro décadas de muita fofura

Criação da japonesa Sanrio surgiu em 1974 como estampa de um porta-moedas; desde então, ela já figurou em milhares de produtos mundo afora e se tornou um dos ícones mais amados pelas mulheres



1.jpg Personagem é um ícone mundial da simplicidade e fofura
01/11/2014 às 18:08

Ela é a mais nova celebridade a entrar na casa dos 40 anos, mas exibe ainda os mesmos traços e formas que exibia ainda em seus primeiros anos de vida e até hoje reconhecidos no mundo todo. Hello Kitty, personagem criada pela empresa japonesa Sanrio, surgiu pela primeira vez estampada numa bolsa porta-moedas, no dia 1º de novembro de 1974, e desde lá se tornou um fenômeno internacional, com fãs de todas as idades e em todos os cantos do planeta. Afinal, como a icônica gatinha sempre diz, “Amigos nunca são demais”.

Se o aniversário foi ontem, as comemorações pelos 40 anos de Hello Kitty tiveram início muito antes, com uma série de eventos e novidades. Um deles é a Maratona de Abraços: nas últimas semanas, diversos encontros vêm sendo realizados ao redor do mundo, e neles os fãs podem abraçar a querida personagem.

Cada abraço vai para o Relatório Global de Abraços: até o fechamento desta edição, foram mais de 491 mil contabilizados pelo planeta, a grande maioria no Japão, terra natal da gatinha de macacão azul (469 mil). No Brasil, o número chega a quase 4 mil, segundo o site comemorativo Hello Kitty 40 Anos (www.hellokitty40anos.com.br).

Outro destaque dos festejos é a Hello Kitty Con 2014: a primeira convenção oficial de Kitty de todos os tempos abriu na última quinta e se encerra hoje em Little Tokyo, no centro de Los Angeles, Califórnia. Numa reunião para fãs do mundo inteiro, o grande encontro promoveu atividades, exibições, arte, produtos exclusivos, novidades futuras e muito mais – num dos espaços do evento, por exemplo, os admiradores podiam tatuar a personagem de graça!

No Brasil, a principal comemoração oficial foi marcada para ontem, num grande evento fashion numa loja de departamentos nos Jardins, em São Paulo, com direito a uma exposição de acessórios e roupas de Kitty.

Trajetória

As celebrações dão uma mostra de como Hello Kitty virou um ícone da cultura popular no mundo todo. Hoje existe toda uma história criada em torno da personagem, mas sua origem verdadeira foi no traço de Yuko Shimizu, que era designer da Sanrio em 1974 e cujo desenho original se manteve praticamente inalterado até os dias atuais.

Depois da bolsa porta-moedas onde apareceu pela primeira vez, Hello Kitty apareceu em inúmeros outros produtos – principalmente artigos para meninas, para os quais foi pensada desde o início, como bolsas, cadernos, agendas, fichários, bijuterias, adesivos e muitos outros. A gatinha também surgiu no desenho animado “Hello Kitty's Furry Tale Theatre”, em 1986, e mais tarde em 3D, em “The Adventures of Hello Kitty & Friends”. Ela também surgiu em game em 1992, e ainda hoje aparece num webjogo online, “Hello Kitty Online”.

Hello Kitty não só marcou época, como mantém sua fama até hoje graças à divulgação de artistas como Mariah Carey, Paris Hilton e Steve Tyler.

Merchandising à parte, no entanto, a principal marca e atrativo da gatinha da Sanrio foi e sempre será sua fofura. Exemplo disso é o seu “perfil” oficial, segundo o qual seu nome “real” é Kitty White. E ela namora Daniel, seu amigo de infância, e tem uma irmã gêmea, Mimmy, que se diferencia dela por vestir o laço na orelha direita.

E mais: ela tem a altura de cinco maçãs empilhadas, e o peso de três maçãs. Dá para ser mais fofo que isso? Longa vida à Hello Kitty!

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.