Publicidade
Entretenimento
Lar com humor

Conheça diferentes opções de decoração para ‘alegrar’ os ambientes da casa

Da porta de entrada até a varanda, cada compartimento da casa pode ser decorado de forma inusitada, com cores vibrantes, eletrodomésticos da linha retrô e até revestimentos com texturas diferenciadas 16/04/2016 às 15:23 - Atualizado em 17/04/2016 às 10:14
Show 1070219
A arquiteta Aline Dias destaca os espaços pensados para a diversão masculinas. (Euzivaldo Queiroz)
Lídia Ferreira Manaus (AM)

Impulsionada por 30 milhões de jovens brasileiros que moram sozinhos, seguido dos casais sem filhos, a decoração colorida, com espaços pensados para diversão e recheados de objetos cheios de estilo, chegou com a força nos escritórios de arquitetura. E quem disse que só agrada aos solteiros?

Da porta de entrada até a varanda, cada compartimento da casa pode ser decorado de forma inusitada, com cores vibrantes, eletrodomésticos da linha retrô e até revestimentos com texturas diferenciadas. “Os jovens que moram sozinhos, especialmente mulheres, são os que mais procuram, principalmente pela influência de projetos que encontram na internet. Mas muitos casais, recém-casados ou não, também gostam da proposta de deixar a casa mais alegre e colorida”, resalta a arquiteta Aline Dias. 

A prova é o “cantinho do guerreiro”, um espaço onde os maridos podem decorar como querem. O apelido  é inspirado em um comercial de TV onde o homem, depois de muita inistência, consegue que a esposa ceda um lugar para montar do jeito dele.  “As mulheres costumam tomar conta da decoração, a maior parte da escolha é delas”, diz.

Na foto que abre a matéria, por exemplo, o médico  Augusto Bezerra transformou a varanda em uma espaço adaptado para jogar poker com os amigos e fazer churrasco. “Geralmente é uma decoração diferente do resto da casa, com o toque mais descontraído, com movéis projetados para a diversão e o lazer”, diz Aline.    

Mesmo quando há opção por  uma decoração menos clássica e mais colorida, entre os amazonenses a preferência sempre é manter as bases mais neutras, como pisos e os móveis, por exemplo, e apostar mais nos objetos com design  ousado e cores mais intensas . “Mistura de cores, como a paredes cinza e objetos amarelos estão entre os mais pedidos. A textura também  contribui muito para dar o diferencial, além da  iluminação. Contudo é  preciso ter um equilíbrio, trabalhar com os tons é uma boa opção”, destaca. 

Na cozinha, o patchwork é o campeão de pedidos, que é a técnica inspirada nos retalhos variados, com misturas de colorações e formatos. “Ele possibilita brincar com tonalidades, texturas, de uma forma harmônica”. 

Mais que detalhes

Para quem quer dar um ar mais ousado e alegre na casa, mas não tem a coragem de mudar radicalmente, nem mesmo as paredes, ideias não faltam. A enfermeira Nise Lopes conquistou os amigos pequisando na internet objetos regados a humor para compor o ambiente da sua casa. “Todo mundo gostava do que eu comprava, me chamavam para dar umas dicas ou para comprar. Acabei descobrindo um novo negócio”.

Ela começou a vender por meio da rede social instagram (@lar_descolado) e agora abriu um lugar físico, no bairro Parque das Larajeiras. “As lojas que já existiam em Manaus eram muito caras e a demanada é grande, principalmente dos jovens”, comenta. Almofadas que satirazam marcas conhecidas como a “dormiu”, tigelas de sobremesa em formato de sorvete, capachos e porta-controle remoto são alguns dos objetos mais vendidos.    

Serviço

O que é:   Officina Arquitetura e Consultoria (@officina_ar-quittura)  

O que é:   Loja Lar Descolado (@lar_desco-lado)

Onde:  Sola-rium Mall. Parque da Laranjeiras

Publicidade
Publicidade