Publicidade
Entretenimento
Entrevista

Conheça Mila Cozzi, chef de cozinha fitness que é sucesso no Instagram

Com mais de trezentos e sessenta mil seguidores na rede social, Mila roda o país ministrando workshops e administra restaurante de gastronomia funcional 26/03/2017 às 05:00
Show vida0526 004f
Residindo atualmente no Rio de Janeiro, a chef morou em Manaus entre 2013 e 2014 (Divulgação)
Juan Gabriel Manaus (AM)

De tempos em tempos a internet fabrica algumas personalidades que logo caem no esquecimento. Para a chef de cozinha Mila Cozzi, o caminho é o contrário. Com mais de trezentos e sessenta mil seguidores no Instagram, a musa que ganhou fama com suas dicas e receitas de alimentação saudável, hoje extrapola as barreiras entre as redes sociais e o público. Atualmente, Mila roda o País ministrando workshops gastronômicos, administra o Ragam, primeiro restaurante com foco na alimentação funcional de Niterói e ainda arranja um tempinho para se dedicar a família e aos estudos.

A relação da chef com a gastronomia começou no final da adolescência. Aos 18 anos, Mila sofreu com alguns problemas de saúde. Os remédios a fizeram ganhar muitos quilos e foi na cozinha que ela encontrou a solução para seus problemas. “Tive uma febre reumática, doença que me fez parar de andar por alguns meses. O uso de medicação me rendeu dez quilos a mais e por isso acabei aprendendo a cozinhar para conseguir emagrecer”, conta.

Os quilos extras foram embora, mas o estilo de vida permaneceu. E foi pensando em não escapar da dieta que a carioca começou a compartilhar sua rotina no Instagram. Sem pretensão nenhuma, Mila viu o número de seguidores multiplicar rapidamente conforme seus pratos iam caindo no gosto do público. “Percebi que estava ajudando e motivando outras pessoas também. Uma legião de pessoas sendo mais saudáveis e felizes com os meus ensinamentos é maravilhoso”, pondera a chef.

Em 2015, foi a vez de abrir as portas de seu mais novo empreendimento, o Ragam. O restaurante especializado em alimentação funcional traz no cardápio uma diversidade de pratos sem glúten e sem lactose. Entre os queridinhos, quiches, torta de quinoa, brownie e brigadeiro fit, além de nhoque de batata doce.

O projeto é fruto do sucesso de Mila nas redes sociais, mas engana-se quem pensa que essa é sua primeira empreitada no “mundo real”. Há quatro anos, ela ministra cursos e workshops pelo país e não existia lugar melhor para começar com o pé direito. “Manaus foi onde tudo começou. Tenho um carinho e gratidão sem fim pela cidade”, conta a chef que morou na capital amazonense entre 2013 e 2014.

Foi na cidade também que Mila começou a se profissionalizar. Por aqui, deu seus primeiros passos na faculdade de gastronomia antes de voltar para o Rio de Janeiro, onde está terminando os estudos. Além disso, a chef ainda trabalha em parceria com o Empório Roma, atuando como chef saudável e assinando um blog no site da casa com receitas exclusivas. 

Para matar a saudade da terra que a acolheu, Mila planeja trazer um workshop a Manaus muito em breve. “Estamos agendando um workshop aí e em breve teremos a data. No momento minha agenda está lotada até julho com cursos em São Paulo, Fortaleza, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Goiânia”, revela.

Enquanto a musa fit não vem, o Vida&Estilo traz pra você uma receita de trufas de castanha-do-Pará com chocolate funcional, elaborada especialmente por Mila Cozzi para o caderno. A opção é prática e ótima para fazer para família e amigos.

 

Trufas de castanha-do-Pará com chocolate funcional

Ingredientes:

250g de castanhas-do-Pará;

2 colheres de sopa de xylitol;

200ml de leite de coco;

2 colheres de sopa de mel;

400gr de chocolate em barra sem lactose.

Instruções:

Modo de preparo:

1. Em uma panela, cozinhe as castanhas em água por cerca de 15 minutos;

2. Com o auxílio de uma peneira, escorra a água e volte com as castanhas para a panela, acrescente o leite de coco, o xylitol e deixe cozinhar até que o leite seque;

3. Processe as castanhas em um processador e acrescente o mel;

4. Derreta o chocolate em banho-maria;

5. Faça bolinhas com a mistura das castanhas processadas e banhe-as as trufas no chocolate;

6. Coloque em uma forma com papel manteiga e leve-as para a geladeira até endurecer.

Publicidade
Publicidade