Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
ARTE

Movimento global Urban Sketchers chega a Manaus e promove encontros mensais

Ideia dos desenhos de locação é reunir arquitetos, artistas e interessados em registrar as paisagens urbanas



share_big_show_2018-03-12-PHOTO-00000065_1D708555-C684-4C09-9CFD-A69FC6FAEFE4.jpg O próximo encontro em Manaus está marcado para o dia 25, das 8h às 11h30, na Praça da Matriz (Reprodução)
13/03/2018 às 11:30

O movimento global de desenhos urbanos Urban Sketchers (USk) é um dos mais famosos do mundo por reunir artistas, desenhistas, arquitetos e outros que se interessam pela temática. Em Manaus, um grupo de profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo se reuniram para reproduzir ilustrações da capital amazonense. 

As atividades do Urban Sketchers Manaus iniciaram em janeiro deste ano. A coordenadora do grupo, Glória Christiani, 28, conta que descobriu no início de 2018 o grupo Urban Sketchers de Belo Horizonte através do instagram. Como ela gosta do assunto procurou pela organização e posteriormente conheceu a coordenação geral do movimento no Brasil, que a levou a criar uma equipe em Manaus.  

“A motivação veio da vontade de participar de um grupo que gostasse de desenhar e que saísse pela cidade com um sketchbook e uma caneta retratando o cotidiano, a arquitetura, as belezas naturais”, conta a estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Atualmente a equipe manauara conta com cinco participantes. São eles: os estudantes Glória Christiani, Desiree Fontes e Pablo Cunha, e os arquitetos Talles Mattos e Skeffington Silva.

Encontros mensais

A organização manaura pretende realizar pelo menos um encontro com os desenhistas na capital. “O cronograma  é parecido em todos os grupos de Urban Sketchers no Brasil. Em Manaus optamos por escolher previamente alguns lugares importantes da cidade”, disse.

O próximo encontro está marcado para 25 de março, das 8h às 11h30 na Praça da Matriz. “Os encontros são direcionados a arquitetos, designers, desenhistas, ilustradores e todos os interessados em desenhar estão convidados”, diz Glória.  

Ela instrui que os participantes não se esqueçam de levar material individual para  desenhar. “Solicitamos também que no dia o participante nos procure para que saibamos que ele está desenhando junto com a gente, pois precisamos repassar algumas instruções”, pontua. 

O evento nacional, denominado  3° Encontro Urban Skecthers Brasil 2018, está marcado para ocorrer de 6 a 9 de setembro  em Salvador, na Bahia.   

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.