Publicidade
Entretenimento
Bem-estar

Conheça o tratamento para Tensão Pré Menstrual feito à base de chocolate

A Pharmapele Manaus desenvolveu um regulador hormonal específico para amenizar os sintomas da TPM e adicionou em sua base o tão desejado chocolate 19/06/2016 às 08:10
Show 1095398
A formulação contém um fitoterápico que regula o hormônio estrogênio, além de vitaminas e sais minerais necessários para esse equilíbrio hormonal. (Reprodução/Internet)
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Com causas ainda desconhecidas para a medicina, todos os meses, um problema atinge cerca de 80% das mulheres brasileiras, causando-lhes dores, desconforto, alterações no humor e dezenas de outros sintomas: a TPM – Tensão Pré Menstrual, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Campinas.

Como o próprio nome sugere, a TPM é o período cíclico que precede a menstruação. Durante esse intervalo de tempo, podem surgir sintomas psíquicos e físicos, geralmente desaparecendo no primeiro dia do fluxo menstrual. Em algumas mulheres, a TPM só cessa com o fim do 
fluxo.

Nesse período, é comum que muitas mulheres se entreguem às delicias dos doces, bolos e guloseimas em busca de acalmar os nervos. Por isso, a Pharmapele Manaus desenvolveu um regulador hormonal específico para amenizar os sintomas da TPM e adicionou em sua base o tão desejado chocolate, que é adoçada com xilitol, mantendo o mesmo sabor e com quantidade bem reduzida de calorias. “Conseguimos, então, fazer um chocolate que diminui a TPM e, o melhor de tudo, não engorda”, afirma Natasha Mayer, gerente farmacêutica do laboratório.

De acordo com a gerente, a compulsão por doces ocorre pela necessidade que o organismo tem de aumentar o nível de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, que fica reduzido nesse período, colaborando para a irritabilidade e depressão. 

A formulação contém um fitoterápico que regula o hormônio estrogênio, além de vitaminas e sais minerais necessários para esse equilíbrio hormonal.

Deve-se comer 1 tablete de chocolate por dia, iniciando no 14* dia do ciclo e terminando ao início da menstruação. Isso fará com que a mulher passe praticamente sem sentir nenhum sintoma do período.

De acordo com Natasha, o laboratório possui outra formulação com aminoácidos e fitoterápicos que estabilizam o humor e acalmam, podendo ser utilizado nos momentos de irritação já durante a TPM.

A jornalista Márcia Barroso, consumidora do regulador, afirma que os resultados são recompensadores. “Tenho um problema de saúde chamado resistência insulínica, uma situação em que há um desequilíbrio entre a quantidade de insulina produzida pelo pâncreas e o funcionamento desta quantidade de insulina, e quando chega nesse período do mês sinto muita vontade de comer doces, principalmente depois do almoço”, afirma.

“Minha mãe é diabética, e ela está consumindo esse chocolate comigo, sem problemas à saúde dela. Ele sacia a vontade de comer outros doces, tanto quanto reduz os sintomas da TPM. Eu sentia muitas dores de cabeça nesse período, e parei de sentir quando aderi ao chocolate”, complementa.

 Chocolate como remédio

Você sabia que, ao chegar na Espanha, o chocolate foi considerado como um medicamento ao invés de alimento saboroso?

A tese estava relacionada com a crendice de que o chocolate asteca fortalecia o corpo, sendo uma espécie de estimulante natural.

Uma publicação de 1631, feita pelo médico espanhol Antonio Colmenero de Ledesma divulgava uma receita asteca antiga, onde o chocolate era adicionado a alguns ingredientes como anis, baunilha, canela, amêndoas. De acordo com o médico, as especiarias eram adicionadas de acordo com a gravidade das doenças físicas do paciente.

A nutricionista Núbia Ribeiro reforça os benefícios adquiridos às mulheres que passam a ingerir o chocolate. “Sempre recomendo para as minhas pacientes, elas estão adorando o resultado desse chocolate. Diminui os sintomas da TPM, irritabilidade, depressão, choro e todos os sintomas. Com a redução do estresse, os maridos e namorados também comemoram”, conta.

De forma mais técnica, ela explica a composição do regulador. "Ele possui fitoterápicos, possui vitaminas e minerais que equilibram essa fase. Tenho sempre a preocupação de trabalhar com esses produtos naturais", conclui.

Por falar em chocolate...

De acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha, o chocolate está presente nas principais datas comemorativas anuais. Encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) a pesquisa identificou que os maiores picos de vendas de chocolate estão: na Páscoa, Natal e Dia dos Namorados.

“Pensando nessa importante demanda, as indústrias estão apresentando uma gama de lançamentos diferenciados, com formatos e embalagens inovadoras, que visam ampliar as opções dos consumidores”, afirma Ubiracy Fonseca, vice-presidente da ABICAB.

Uma das novidades do ramo é o Choco chá, da Chocolat du Jour. Sustentável e saudável, a infusão é feita a partir da amêndoa do cacau, plantado na região Sul da Bahia.  Além de não conter glúten, lactose e açúcar, o Choco Chá é rico em antioxidantes e contêm minerais como o cálcio, ferro, magnésio e zinco.  O produto pode ser encontrado na loja www.chocolatdujour.com.br

Serviço

Onde encontrar:  Pharmapele - Laboratório de saúde e beleza  

Endereço  Av. Umberto Calderaro Filho, n.1478, lojas 15. Shopping Ica Paraíba - Adrianópolis, Manaus  Informações: 3307-3887

Publicidade
Publicidade