Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Bem-estar

Conheça os benefícios de se doar em atividades voluntárias

Pesquisa da Fundação Itaú Social, realizada pelo Instituto DataFolha, com 2.024 pessoas, em 135 municípios em setembro em 2014 revelou que três em cada dez brasileiros já realizaram ações voluntárias.



1089986.jpg Para o grupo dos que já realizaram alguma atividade, a sensação de bem estar (51%), sentir-se útil (40%) e a gratificação pessoal (37%) foram apontados como as principais recompensas de se praticar atividade voluntária.
05/06/2016 às 20:49

“Fazer o bem, faz bem”. A frase pode soar um pouco clichê ou “fora de moda” para a maioria das pessoas, mas o fato é que, realmente, trata-se de um lema verdadeiro. Pelo menos é o que aponta alguns estudos e voluntários que doam parte de seu tempo em prol de atividades e que visam o beneficiamento de outras pessoas. E eles garantem, o resultado é recompensador.

O agente de portaria Irlan da Silva Serrão, 21, é um defensor da tese. Voluntário da Virada Sustentável, movimento que iniciou na capital paulista cuja primeira edição em Manaus aconteceu ano passado com o apoio de mais de 500 voluntários, ele conta que nunca havia participado de nenhum projeto do gênero antes.

“Assistindo a um jornal no ano passado, vi a divulgação da convocação para os voluntários e decidi participar. Me inscrevi e participei dos dois dias de atividades”, afirma. 

“No projeto, entrei em contato com crianças, adultos e aprendi muito. As atividades beneficiam tanto as pessoas que estão participando quanto os voluntários. Acredito que, se eu fizer o bem pra alguém no presente, alguém pode me ajudar no futuro”, complementa. Irlan disse também que já está inscrito para a edição 2016 da Virada Sustentável, que este ano está marcada para os dias 9 e 10 de julho.

Estudos

Em 2011, um estudo realizado em Ohio também constata os benefícios do voluntariado na saúde humana. Trinta pessoas com um grau moderado de demência foram os selecionados para o estudo. Metade dos adultos passou uma hora a cada duas semanas ajudando crianças com leituras, escrita e história. A outra metade do grupo não fez nenhum trabalho voluntário. No final do estudo, em cerca de cinco meses, o estresse foi reduzido mais nos adultos que ajudaram do que naqueles que não executaram a função.

Outro estudo mais recente, realizado no Canadá, analisou os efeitos físicos do trabalho voluntariado. Pesquisadores pediram para 52 estudantes do ensino médio serem voluntários uma vez por semana, ajudando alunos mais jovens com seus trabalhos de casa, esportes e outras atividades após a escola. Para efeito de comparação, um grupo de 54 alunos não fez o trabalho voluntário no mesmo período.

Os pesquisadores pegaram amostras de sangue de ambos os grupos, mediram seus índices de massa corporal antes e depois do estudo. As amostras foram usadas para medir se algum deles tinha probabilidade de desenvolver alguma doença cardiovascular. No final do estudo, os adolescentes que fizeram o trabalho voluntário apresentaram reduções maiores de biomarcadores associados a doenças cardiovasculares do que o outro grupo ocioso. Os voluntários também apresentaram perda de peso.

Inscrições abertas

Nos próximos dias 9 e 10 de julho, Manaus receberá a segunda edição da Virada Sustentável. A primeira edição reuniu mais de 8 mil pessoas em diversos espaços públicos da capital, com o apoio de cerca de 500 voluntários. 

No ano passado, foram realizadas cerca de 150 atividades gratuitas voltadas para o meio ambiente, cultura, saúde e bem estar em 15 espaços públicos de diferentes zonas de Manaus, dentre eles o Largo São Sebastião, os parques Jefferson Peres, Rio Negro e do Mindu, o Museu da Amazônia e centros de Convivência da Família. Realizada em Manaus pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Virada Sustentável de São Paulo e produção da Iaí Produções, a expectativa da organização para este ano é ampliar o evento para atingir todas as regiões da cidade.

As pessoas que estiverem interessadas em participar como voluntárias das atividades podem realizar suas inscrições através do site viradasustentavel.com/Manaus. O prazo limite para as inscrições termina no próximo dia 10 de junho.

“Qualquer pessoa pode inscrever uma atividade para a programação. Já os voluntários serão os nossos parceiros nas áreas de Administração, Engenharia, Financeira, Comunicação, Artes, Cinema, Fotografia, Pedagogia e Biologia”, explicou a coordenadora da Virada Sustentável Manaus, Paula Gabriel.
 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.