Publicidade
Entretenimento
Vida

Conheça os benefícios do detox capilar

Não é só do shampoo anti-resíduos que se compõe o detox capilar: para que ele possa atingir o seu objetivo, você precisa estar munido de uma boa máscara, um bom condicionador e um bom tônico – este último é opcional 19/02/2016 às 17:01
Show 1
Os shampoos alcalinos vão remover as impurezas e as gorduras dos fios
Laynna Feitoza Manaus, AM

Não são somente os procedimentos químicos no cabelo que causam danos: o sol, a chuva, a fumaça e demais elementos da natureza também podem sobrecarregar negativamente os fios, deixando-os cheio de impurezas. É possível, porém, fazer a limpeza destes fios sem apelar para processos mais agressivos, como a decapagem. Para “reiniciar” a integridade das madeixas, o detox capilar pode ser uma boa opção: depois de limpar os cabelos, suas próximas etapas injetam os nutrientes necessários para que os fios “ressuscitem”.

Segundo a empresária, cabeleireira do salão Belle Femme e química Cleusimar Cardoso, 45, hoje em dia existem produtos com o termo “detox capilar” já inscrito na embalagem. Conforme ela aponta, o detox capilar nada mais é do que uma limpeza profunda nos cabelos. “Nada mais é do que um shampoo anti-resíduos que vai remover as impurezas químicas que ficam nos nossos fios. É indicado quando fazemos qualquer procedimento químico, como progressivas e alisamentos, ou somente pelo fato de mergulharmos numa piscina e rios, ou quando nos expomos aos poluentes do ar, como fumaça de churrasco e cigarro, que acaba impregnando no cabelo e o faz ficar pesado, sem vida”, pontua.

Não é só do shampoo anti-resíduos que se compõe o detox capilar: para que ele possa atingir o seu objetivo, você precisa estar munido de uma boa máscara, um bom condicionador e um bom tônico – este último é opcional. “Após você lavar, você vai ter que fazer uma hidratação com a máscara. A limpeza mais profunda vai limpar o cabelo para em seguida hidratar e depois condicionar”, lembra Cleusimar. Vale ressaltar que a diferença nos shampoos chamados detox estão no seu PH (Potencial Hidrogeniônico): produtos com PH 7 são neutros; com PH abaixo disso são considerados ácidos; e com PH acima disso são considerados alcalinos. Quanto mais alcalino for o shampoo, mais limpante ele será.

Por serem mais fortes, os shampoos alcalinos vão remover as impurezas e as gorduras dos fios. “Ao lavar e secar o cabelo, ele ficará super ácido, por conta do processo de limpeza”, conta a química. É por isso que se faz necessário o uso da máscara de hidratação, que vai repor de volta todos os nutrientes dos fios. O fato do fio estar limpo vai fazer com que os cabelos absorvam melhor a água, os lipídios e aminoácidos necessários. “O loiro platinado, por exemplo, absorve as cores. Uma vez, tomei banho em um rio de cor chá-mate e meu cabelo saiu dessa cor. Quem não sabe como agir se desespera, mas é possível, apenas com o detox capilar, remover o tom que fica”, explica Cardoso.

Procedimento e vantagens

Em cabelos “virgens” - não modificados por químicas - o detox capilar é adequado uma vez por mês. Já as loiras habituadas com a água dos rios e piscinas podem fazer uso do detox se estiverem com alguma alteração na cor dos fios. “O detox capilar é muito usado antes de processos químicos, para deixar os fios limpos antes de receber outra química”, diz a cabeleireira. O detox capilar também remove a oleosidade do couro cabeludo e ameniza problemas como seborreia e caspa. “Ele vai fazer com que o cabelo cresça melhor e mais bonito”, complementa ela. O detox capilar não deve ser combinado com processos químicos feitos com formol, pois o efeito do procedimento sairá mais rápido nas lavagens.


Publicidade
Publicidade