Publicidade
Entretenimento
FOLIA

Conheça os blocos e bandas que surgiram para animar o Carnaval em Manaus

Artistas locais de diversas bandas e projetos reúnem-se em prol do mesmo objetivo: levar música, alegria e folia para as multidões 30/01/2019 às 14:35
Show whatsapp image 2019 01 29 at 22.56.31 4ca93536 4c01 4c92 a9bd 7f7f0481ac17
Bloco Nós na Folia é a novidade do Carnaval 2019 na capital amazonense (Foto: Divulgação/Priscila Simões)
Alexandre Pequeno Manaus

A música é um dos elementos  que comandam os blocos e bandas de Carnaval de todo o País. Nesse período, é comum que os músicos e artistas em geral se reúnam para formar grupos especiais  e multiplicar a folia. 
Por isso, destacamos alguns grupos, bandas e projetos que ocorrem na capital amazonense na época de Carnaval, que ainda vão começar ou que já possuem bagagem com grande carinho do público da folia momesca.

BLOCO DO CAUXI ELETRIZADO

Parece que foi ontem, mas o Bloco Cauxi Eletrizado já vai pra sua 8ª edição. Tudo começou com o “Festival Cauxi”, que teve a 1ª edição em 2009.  Em 2012, foi lançado o Bloco Cauxi Eletrizado, unindo as bandas  Alaídenegão, Cabocrioulo e Os Tucumanus. De acordo com Milton Cunha, vocalista da Cabocrioulo e responsável por toda a parte de comunicação do Cauxi, os integrantes das três bandas vão se apresentar juntos, formando uma única banda. “A proposta é essa, que a rapaziada cante e toque junto, estilo ‘big band’, pra botar todo mundo pra dançar e pra interagir com as bandas”, destacou Milton. Em 2019, o VIII Bloco do Cauxi Eletrizado vai acontecer no pódio da Arena da Amazônia, no dia 4 de março, a partir das 16h.

BLOCO AFRO AM

O Bloco surgiu em janeiro de 2017 e, atualmente, é uma junção das bandas: Cileno e Cabocrioulo. "Da mesma forma que ocorreu no Cauxi Eletrizado, ocorreu com o Bloco Afro. Nós não fazíamos shows nesse período e resolvemos investir em bandas também como fonte de renda e para curtir o Carnaval também. Nossa ideia é fazer com o que o Bloco Afro vire um bloco de rua na programação do Carnaval de Manaus", destaca Milton Cunha, da Cabocrioulo. De acordo com a organização do conjunto, o bloco exalta muita negritude e axé em Manaus. O Bloco Afro é atração no dia 16/02 no Bloquinho do Belle Époque, no Vieiralves, dia 1º de março no Bloco do Muiraquitã. Dia 03/03 no Bloco das Piranhas e 05/03 no Galo de Manaus.

BLOCO STONE NOVO

Com o objetivo de resgatar as melhores canções de todos os Carnavais, a cantora Marcia Novo e o grupo The Stone Ramos uniram forças no “supergrupo” de Carnaval intitulado Bloco Stone Novo, que estrou com sucesso no último domingo, no Espaço Cultural Curupira Mãe do Mato, Centro. “O Bloco Stone Novo vem com uma proposta diferente para o Carnaval da cidade. Decidimos construir um repertório com o que foi de mais divertido nos Carnavais das décadas passadas, das marchinhas ao pagode dos anos 90, passando pelo axé, boi, músicas infantis e samba-enredos”, contou o vocalista dos The Stone Ramos, Frederico Ramos. A partir de hoje, uma gravação com boa parte do repertório ao vivo será disponibilizada nas redes sociais dos artistas.

NÓS NA FOLIA

A banda reúne integrantes de diversas bandas locais como Gramophone, Pororoca Atômica, Natty dos Anjos, Mady e seus namorados, Os Tucumanus, Alderia e República Regional. "Ela é a fusão de muitos artistas formando um bloco de Carnaval. O projeto que une várias bandas é bem legal pois traz a experiência e podemos explorar vários ritmos. No nosso projeto, buscamos explorar músicas antigas do Molejo, axé, funk. Tá bem diversificado, mas sempre no ritmo legal do Carnaval", afirma Vivian da Silva, vocalista da Gramophone. De acordo com a artista, a estreia da banda está programada para dia 22 de fevereiro, no Espaço Cultural Curupira Mãe do Mato.

Publicidade
Publicidade