Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
Exercícios gravidas

Conheça os exercícios físicos mais indicados para gestantes

Recomendações valem para mulheres sedentárias e também para aquelas que já praticavam alguma atividade física ou esporte antes de engravidarem



1.jpg
Existem exercícios específicos indicados para as mulheres que estão grávidas
18/01/2013 às 10:26

A gravidez é um momento especial para toda mulher e traz de carona, certos cuidados que a futura mamãe precisa ter para viver esta experiência de um jeito saudável e prazeroso. O bem estar também inclui a prática de atividades físicas regulares que reconhecidamente trazem benefícios às gestantes.  Mas, alguns pontos precisam ser verificados antes de começar qualquer exercício.

As mulheres que nunca se exercitaram precisam começar com treinamentos leves e de baixo impacto e é recomendável primeiro passar por uma avaliação médica e ter o acompanhamento de um bom profissional da área de Educação Física.  Já as que já estão acostumadas à prática de algum esporte ou exercício físico pode manter sua rotina até o oitavo mês de gravidez.

Neste período é importante controlar o peso e manter os músculos fortalecidos, não somente da região lombar para evitar dores nessa área, mas também para melhorar a aptidão cardiovascular e promover um bom condicionamento relacionado ao retorno venoso e linfático para diminuir os inchaços.

Saiba quais são os exercícios mais indicados para as grávidas:

1.Caminhada: De preferência ao ar livre, pode ser praticada até 5 vezes por semana. É importante ter acompanhamento de um educador físico para aferir a frequência cardíaca, pois esta não deve ultrapassar os 140 bpm (batimentos por minutos).

2.Hidroginástica: Um dos exercícios mais recomendados pelos médicos e indicados pelos educadores físicos pois a prática de exercícios no meio aquático permite equilibrar o peso da barriga promovendo mais segurança à futura mamãe. São vários os benefícios, entre eles a melhora da circulação e diminuição dos inchaços.

3.Musculação: Também conhecida como Treinamento Resistido é recomendada para gestantes desde que realizada com acompanhamento de bons profissionais. O fortalecimento muscular permite melhorar a postura, diminuindo as dores nas costas devido ao peso da barriga. Recomenda-se que seja praticado em conjunto as atividades aeróbicas como as descritas acima.

Outras opções podem ser consideradas no seu plano de aula, tais como o pilates, yoga e outros exercícios orientais. O importante é que haja sempre um acompanhamento de profissionais especializados para que sejam prescritos de forma correta e realizados com segurança e eficiência.

*Informações concedidas pela Educadora Física da Baby Roger: Harumi Falanga –





Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.