Publicidade
Entretenimento
Vida

Conheça os quatorze itens avaliados no Festival de Ciranda de Manacapuru

Jurados terão que avaliar qual ciranda se saiu melhor nos três dias de apresentações na arena do Parque Ingá  28/08/2015 às 18:13
Show 1
Em 2014, a Rede Calderaro transmitiu a festa pelo segundo ano seguido: aprendizado será usado para festival de 2015
acritica.com Manaus (AM)

1. Apresentador – É o anfitrião da festa, o mestre de cerimônias que apresenta o tema da Ciranda, podendo até encarnar personagens. O domínio da arena e do público, fluência verbal, carisma, atenção e dicção são alguns dos méritos avaliados.

2. Cantadores – São os responsáveis por conduzir o desenvolvimento do tema através de cirandadas (músicas). A afinação, dicção, extensão vocal, timbre, postura vocal, indumentária a representatividade do cantador são elementos comparativos entre as cirandas.

3. Tocata ou Tocada – Agrupamento de vozes e instrumentos musicais como percussão, instrumentos de corda, metais e eletrônicos que irão formar a base para o desenvolvimento musical da Ciranda na arena. A harmonia, ritmo, afinamento instrumental e indumentária são avaliados.

4. Cirandada (letra e música inédita) – É a música eleita para representar a temática da Ciranda. Deve cumprir os parâmetros da construção poética e musical e agregar elementos culturais, sociais e lúdicos. 

5. Porta Cores – Cirandeira que conduz o símbolo da Ciranda contendo as cores da agremiação. O item deve expressar amor e zelo pelo pavilhão, esbanjar leveza, simpatia e desenvolver o bailado típico da Ciranda de Manacapuru.

6. Cirandeira Bela – É a cirandeira mais bela da agremiação, que traz em sua apresentação a simbologia da beleza e bailados típicos das cirandeiras de Manacapuru. A indumentária e fantasia devem estar de acordo com o tema definido.

7. Cordão de entrada – Agrupamento de cirandeiros formado por homens e/ou mulheres, dependendo do tema proposto pela agremiação. A apresentação do cordão proporciona a introdução ao tema defendido pela Ciranda. Os méritos avaliados são: bailado, coreografia, sincronia, fantasia e originalidade.

8. Cordão de Cirandeiros – É o item mais importante da Ciranda, que carrega a responsabilidade pela apresentação. A interação com o tema, harmonia, representatividade, coreografia, sincronismo, expressão corporal, bailado, fantasia, criatividade e riqueza de detalhes são avaliados pelos jurados.

9. Harmonia geral – Agrupamento de ações que possam conduzir a ciranda a expor suas ideias dentro de um tempo determinado e de forma harmoniosa, englobando todos os participantes. 

10. Criatividade e originalidade – Ações que possam expressar o tema defendido por cada agremiação no campo criativo e original, devendo apresentar coerência e organização das ideias.

11. Alegorias - Estruturas alegóricas com fidelidade ao tema apresentado. Funciona como suporte cenográfico para a apresentação. A beleza plástica, criatividade, acabamento, funcionalidade e estética são os méritos a serem avaliados.

12. Tema e Desenvolvimento – Reunião de todas as ideias dispostas de forma organizada, concebidas para o fiel desenvolvimento da agremiação, contendo todo o embasamento teórico. É o roteiro para a execução do tema na arena. 

13. Princesa Cirandeira – O item deve trazer em sua apresentação um bailado típico e indumentária ligada ao tema. A beleza, simpatia, carisma, bailado e desenvoltura dos movimentos são os elementos comparativos entre as cirandas.

14. Fantasias de Destaques – As fantasias dão uma movimentação e um colorido especial ao espetáculo. Elas são elaboradas para compor o conjunto folclórico na arena dentro do contexto geral.


Publicidade
Publicidade