Publicidade
Entretenimento
Vida

Conheça seis produtores musicais por trás dos maiores sucessos do mundo pop nas últimas décadas

Os hits de vários artistas pop do momento são na verdade fruto de profissionais que trabalham nos bastidores em busca da música chiclete perfeita 07/11/2015 às 19:17
Show 1
Max Martin ocupa o 3º lugar no ranking de compositores com mais números 1 na Billboard
Lucas Jardim Manaus (AM)

Neste exato momento, um sueco chamado Karl Martin Sandberg sabe a música que você estará cantando em março do ano que vem. Não há nenhum estudo comprovando ou refutando sua clarividência, mas independente disso, Karl sabe disso porque ele está compondo essa música agora.

O dom que o músico e compositor tem para criar as melodias mais grudentas e os refrões mais viciantes o tornam um dos maiores artistas pop da atualidade. Ah, ele não assina seus trabalhos como Karl, mas como Max Martin e esse é o nome que figura nos créditos dos maiores hits pop das últimas três décadas.

Não conhece? Conhece sim. Sabe aquelas três notas de piano que abrem a imortal “...Baby One More Time”, da Britney Spears? Ele quem fez. O refrão libertador de “Since U Been Gone”, da Kelly Clarkson? É dele. “I Kissed a Girl” e qualquer outra música da Katy Perry que você lembre de cabeça? Todas dele. Raios, ele produziu quase todo o “1989” da Taylor Swift e não por menos o disco a alçou à categoria de superestrela.

Ápice

Se o ofício de Max parece algo de outro mundo, vale lembrar que compositores sempre foram utilizados no mundo pop. A lendária produtora Motown mantinha um verdadeiro arsenal deles sob contrato para produzir seus hits em escala industrial, por exemplo.

No entanto, é válido pensar que o produtor sueco representou um ápice desse modelo, criando uma estrutura em que nunca antes tantos sucessos radiofônicos estivessem na mão de tão poucos.

Nesse sentido, ele criou uma escola, com produtores como Dr. Luke e Shellback começando como seus pupilos e depois desenvolvendo suas próprias carreiras de “fazedores de hits”. Você pode conhecer alguns desses artistas a seguir:


Greg Kurstin

Quando não está cuidando de sua banda The Bird and the Bee, o americano Greg Kurstin está manicurando várias produções pop. Ele tem uma parceria de longa data com a britânica Lily Allen e com a australiana Sia, produzindo quase todas as faixas dos dois últimos álbuns de ambas. A produção do megahit que fez a fama mundial de Sia, “Chandelier”, é de Kurstin. Alhures, “Stronger”, da Kelly Clarkson, também tem sua mão.


Dr. Luke

O mais famoso dos pupilos de Max Martin, Dr. Luke co-produziu os hits de Kelly Clarkson “Since U Been Gone” e “Behind These Hazel Eyes” com seu mentor. De lá para cá, ele teve a sua mão em boa parte dos singles da cantora Kesha como “Tik Tok” e “Your Love Is My Drug”. Além disso, colaborou com a produção de músicas de Britney Spears (“Till the World Ends”), Katy Perry (“Wide Awake”), Jessie J (“Price Tag”), entre outras.


Timbaland

O produtor americano não vem da escola Max Martin, mas, como o sueco, também desenvolveu um som e metodologia que gerou pupilos. Amigo de Missy Elliot, ele foi alçado ao estrelato quando a rapper lhe pediu que produzisse suas músicas. Juntos, eles colaboraram nos maiores sucessos da saudosa Aaliyah, como “Are You That Somebody” e “Try Again”. Ele também é largamente responsável pela carreira-solo de Justin Timberlake, produzindo boa parte dos últimos três álbuns do cantor.


Stargate

A dupla norueguesa tem uma longa parceria com a diva Rihanna - começando com o single “Unfaithful”, eles produziram 12 músicas para a cantora, incluindo os sucessos “Don’t Stop the Music”, “Rude Boy”, “S&M”, “Only Girl” e “Diamonds”. Eles também estão por trás de “Irreplaceable”, da Beyoncé, “Firework”, da Katy Perry, “I’m into You”, da Jennifer Lopez e “Come & Get It”, da Selena Gomez.


Shellback

Um dos mais novos da lista (ele tem apenas 30 anos), o sueco é aluno de Max Martin e  seus projetos mais bem sucedidos até agora são ao lado dele, como “I Wanna Go” e “Criminal”, de Britney Spears, e mais recentemente, boa parte das músicas do aclamado “1989”, de Taylor Swift (incluindo todos os singles do álbum lançados até agora).

Publicidade
Publicidade