Domingo, 22 de Setembro de 2019
MÍDIA

Conhecidos como ‘fenômenos da internet’, os youtubers são a nova aposta

Segundo estudo realizado pela empresa americana Nielsen Company, as redes sociais têm influenciado a programação da televisão



1100509.jpg O Youtuber Whindersson Nunes empresta sua voz ao personagem Roger em “A Era do Gelo: O Bing Bang”, que chega aos cinemas na próxima quinta-feira (7)
03/07/2016 às 08:10

Eles têm milhões de visualizações em vídeos postados no YouTube e fãs espalhados por todo o Brasil. No ranking mundial, ocupam os primeiros 50º canais com mais inscritos na plataforma de conteúdo. Estamos falando daqueles que exercem a mais nova profissão midiática: Os YouTubers.  Quem diria que a plataforma de compartilhamento, que há dez anos demorava horas para exibir um vídeo, iria se tornar o propulsor de uma revolução midiática, capaz de influenciar diretamente o cinema e a TV. 

Segundo estudo realizado pela empresa americana Nielsen Company, as redes sociais têm influenciado a programação da televisão. De acordo com o resultado, os telespectadores preferem assistir às programações quando as mídias estão presentes. Isso explica a causa dos youtubers receberem convites para participações especiais em quadros de TV, e até para comandá-los.

Do quarto de casa ele se conecta com o mundo todo. Christian Figueiredo, dono de um dos canais com mais visualizações do Youtube “Eu fico Loko”, consolidou cerca de quatro milhões de inscritos em seis anos. Em 22 de maio, Christian estreou no quadro “Me conta lá no quarto”, no Fantástico (Rede Globo). Em seu perfil do Instagram, o Youtuber compartilhou que sentiu um frio na barriga só de pensar em gravar algo sozinho para a TV, mas que teve a “autonomia para criar e fazer o que bem entendesse”, escreveu.  

A blogueira Bianca Andrade, dona do “Boca Rosa”,  compartilha seus segredos não só na internet, mas também na TV. A “Rainha da Gambiarra” como ela mesma se define, marca presença nas manhãs de sábado, no programa É de Casa, também da Rede Globo. O sucesso é tanto que, ultrapassou as telinhas e chegou aos palcos de teatro. Denominado de “Boca Rosa: A peça”, o espetáculo com turnê por todo o Brasil chega à Manaus no próximo dia 30, no Centro de Eventos Amazonas Shopping.

Nos cinemas

Os Youtubers têm marcado presença também nas telas da sétima arte. Um dos pioneiros nessa tendência é o ator e roteirista, Fábio Porchat, criador de um dos canais mais vistos da internet, o “Porta dos Fundos”, que arrasta mais de dois bilhões de visualizações. Porchat eternizou sua voz na dublagem do boneco de neve “Olaf”, da animação infantil Frozen (2013). O canal fez tanto sucesso com as esquetes de humor exibidos no YouTube que virou filme. “Porta dos Fundos — Contrato vitalício”, estreou nas telas do cinema manauara na última quinta-feira (30). Dirigido por Ian SBF, o filme traz no elenco Porchat, Gregório Duvivier, Clarice Falcão e Marcos Veras.

Seguindo os passos do ator, a atriz e youtuber, Kéfera Buchmann do “5incominutos”, emprestou sua voz para a personagem “Go go Tomago”,  na comédia “Operação Big Hero (2014)”. Com lançamento previsto para outubro deste ano, Kéfera é uma das protagonistas do longa-metragem “É Fada”, dirigido por Cris D’Amato. Na trama, a youtuber interpreta uma fada com a missão de ajudar uma garota que não acredita no mundo mágico. 

O vlogueiro Lucas Rangel tem sua voz ecoando nas salas do cinema ao dublar Trevor no longa “Tartarugas Ninja: Fora das Sombras”.

Já o Youtuber Whindersson Nunes  empresta sua voz ao personagem Roger em “A Era do Gelo: O Bing Bang”, que chega aos cinemas na próxima quinta-feira (7). 
“Foi maravilhoso. Amei de verdade. E acredito que os youtubers dublarem personagens em filmes possa ser sim uma nova tendência. Seria uma nova forma de contato com os meus fãs”, disse ao BEM VIVER TV. 

‘Geração Youtubers’

O conteúdo dos canais locais serão discutidos na próxima quinta-feira (07), a partir das 17h30, na Livraria Saraiva MegaStore do Manauara Shopping. Além da discussão, o evento, promovido por Heverton de Paula, do canal “Conexão 92”, e promete ter dinâmicas e sorteios. En-trada gratuita.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.