Publicidade
Entretenimento
Vida

Conselheiros de Cultura tomam posse com missão de fomentar talentos na cidade

Foram empossados como titulares os oito candidatos escolhidos pela sociedade civil do setor artístico, em eleição direta realizada nos Fóruns de Cultura e os oito representantes do poder executivo indicados pelos seus respectivos Secretários Municipais 10/06/2013 às 22:17
Show 1
Os novos conselheiros titulares assumem os cargos para gestão de 2013 a 2015
acritica.com Manaus (AM)

Os representantes do Poder Executivo e da sociedade civil que serão responsáveis por fomentar a discussão cultural em Manaus tomaram posse como membros do Conselho Municipal de Política Cultural (Concultura). A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira (10), na sede da Academia Amazonense de Letras (AML), no Centro da cidade. Os novos conselheiros titulares assumem os cargos para gestão de 2013 a 2015.

Foram empossados como titulares os oito candidatos escolhidos pela sociedade civil do setor artístico, em eleição direta realizada nos Fóruns de Cultura e os oito representantes do poder executivo indicados pelos seus respectivos Secretários Municipais.  De acordo com o prefeito Arthur Virgílio Neto, o Concultura chega com a missão de promover a maior interação entre os artistas e fomentar a promoção de eventos e talentos na cidade.

“Vai ser uma grande voz crítica para nós dentro de nosso governo. É um tempo novo e este conselho vai levantar muitas ideias para todos aqueles produzem manifestações culturais. A alma do povo é sinônimo de cultura popular e precisamos ouvir todos. Queremos que nasçam mais pessoas que ultrapassem fronteiras de nosso Estado. Tenho certeza que falta apoio para que isso aconteça, mas agora vamos poder divulgar mais os nossos valores”, disse Arthur Neto.

No salão nobre da AAL, os membros receberam diplomas das mãos do prefeito, do secretário municipal de Cultura e Turismo, Bernardo Monteiro de Paula, do presidente do conselho, o escritor, Márcio Souza, do vice-presidente da academia, Almir Diniz de Carvalho, e de representantes da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Na opinião de Márcio Souza, a instalação do conselho é fundamental para que todos os setores da cultura sejam alavancados. “O Concultura tem muitas expectativas. Eu sei desse peso. É a alma de nossa sociedade, que agora se vê representada. A cidade nasce da diversidade cultural e o conselho atende a isso.  Vamos apoiar todas as formas de cultura e é para isso que existem os membros”, afirmou Márcio Souza.

Sede

Segundo o prefeito, para que o Concultura possa funcionar dentro de uma boa estrutura, é fundamental que seja criada uma sede própria. Por enquanto, os conselheiros utilizarão espaços da Prefeitura de Manaus, mas, em breve, ganhará um prédio com toda a estrutura necessária.

“Revelo que o prédio escolhido para ser a sede do conselho é o antigo prédio da CMM, no Centro de Manaus. Vamos a Brasília buscar recursos que nos possibilite fazer um restauro daquele local. Farei isso nos próximos dias. Os membros merecem um espaço”, explicou Arthur.

Lista dos conselheiros titulares:

Representante da Sociedade Civil

DANÇA  -  Alcides Januário de Souza Filho

TEATRO  -  Douglas Barroso Rodrigues

CINEMA/VÍDEO  -  José Junior Rodrigues Pinheiro

ARTES VISUAIS  -  Cristóvão Coutinho Batista

LITERATURA  -  José da Silva Seráfico de Assis Carvalho

MÚSICA  -  Ellen Lívia Farias Mendonça

CULTURA ÉTNICA  -  Rosimere Maria Vieira Teles

PROJETOS ESPECIAIS  -  Eliel Cavalcante dos Santos

Representantes do Poder Executivo

SEMED  -  Fábiola M. Silva dos Santos

SEMTRAD  -  Ednaldo Pereira Sousa

SEMMAS  -  Júlio Pedrosa de Oliveira

MANAUSCULT  -  Márcio Braz dos Santos Santana

SEMDEJ  -  Laila Bruna Aguiar de Almeida

SEMEF  -  Marcelo Magaldi Alves

SEMCOM  -  Nívea Maria R. Dos Santos

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Concultura

Publicidade
Publicidade