Publicidade
Entretenimento
Vida

Consultor de etiqueta Fábio Arruda realiza palestra em Manaus sobre arte de receber bem

O profissional participou de um descontraído bate-papo com profissionais do ramo de eventos e público em geral, para ele, ser chic é ser adequado 24/11/2014 às 15:32
Show 1
Fábio Arruda é autor de diversos livros sobre etiqueta, também participou do reality show 'A Fazenda'
MARIAH BRANDT Manaus (AM)

Um dos mais respeitados consultores de etiqueta do país, Fábio Arruda, veio a Manaus através de uma iniciativa da Tramontina para falar sobre a arte de receber bem. Fábio já escreveu quatro livros sobre estilo e comportamento além de manter quadros sobre o tema em programas de televisão como Tudo é Possível, Hoje em Dia e Note e Anote.

A palestra aberta aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (21) na loja Dinâmica localizada na avenida Darcy Vargas. O público diverso – profissionais da área de atendimento, produção de eventos, designer de interiores, entre outros – se divertiu enquanto tomava nota das dicas dadas pelo consultor de etiqueta e ex-Fazenda Fábio Arruda.

O produtor de eventos local Paulo Marinho esteve presente na palestra e ressaltou a importância de profissionais do ramo na cidade “Você percebe que muitas vezes o anfitrião está tão preocupado com a logística, se chegou isso ou aquilo e muitas vezes não dá atenção para o convidado, para dar uma festa, é essencial saber receber seus convidados com atenção e carinho”.

Fábio deu dicas de comportamento e etiqueta para os que recebem e para convidados, sempre destacando que etiqueta não é algo necessariamente ligado à posição social, “Você não é obrigado a ter luxo, nem a ter itens caros para receber bem, as pessoas confundem isso e esquecem coisas simples, como um seja bem vindo ou volte sempre. Receber bem é, acima de tudo, receber com carinho”, frisou.

CRÍTICAS E DÚVIDAS

De forma simples e bem humorada também alfinetou práticas comuns em eventos e criticadas fortemente pela etiqueta “Quem inventou o guardanapo no cantinho da boca? Você não come só com o canto da boca, mas alguém em algum lugar disse que “chique” limpar só o cantinho da boca, ou pegar a taça levantando o dedo mindinho da mão. Essas coisas não fazem sentido” o público além de se divertir pode tirar dúvidas a respeito do tema, como a peculiaridade local, que é o calor.

“Um lugar de clima quente como Manaus pede decoração arejada e suave, pratos tropicais. Já vi pessoas tentarem copiar um modelo europeu ou americano, acontece que o lá é chic, talvez aqui seja um erro, porque ser elegante é ser adequado, então você precisa se adaptar pra não errar”

A missão de difundir a importância de receber bem foi dada a Fábio Arruda numa ação da Tramontina e seus parceiros, entre eles, a loja Dinâmica, uma das poucas lojas da região Norte a receber a palestra. Num evento que reuniu público especializado para tratar sobre o tema receptividade, nenhuma gafe podia ser cometida. O salão de vendas foi tomado por um grande número de mesas com arranjos de rosas brancas, os convidados servidos com grande variedade de aperitivos e bebidas, e puderam aplicar as dicas dadas pelo consultor no próprio evento.


*Matéria pode ser lida na íntegra no caderno Bem Viver do Jornal A CRÍTICA desta segunda-feira (24)

Publicidade
Publicidade