Domingo, 21 de Julho de 2019
Vida

Cordão do Marambaia e Nunes Filho mesclam ritmos em arraial

O arraial terá tudo que uma festa típica desta época pode ter, incluindo barraquinhas de comida, dança e muita música. O Cordão do Marambaia sobe ao palco com o repertório repleto de beiradão, carimbó, marabaixo, xote, lambada e zouk, fazendo praticamente uma intimação para seus convidados perderem a vergonha e dançarem



1.jpg O lançamento oficial do primeiro CD do Cordão do Marambaia, ainda sem nome definido, deve acontecer em agosto ou setembro deste ano
03/07/2013 às 15:54

Hora de preparar a saia de chita e o bailado: no próximo dia 20, o grupo Cordão do Marambaia aproveita o restinho de julho para promover o seu arraial, enaltecendo a riqueza dos ritmos locais ao lado do expoente do brega amazonense, Nunes Filho. O evento, que acontecerá na Associação de Servidores do Inpa (Assinpa) marca também o pré-lançamento do primeiro CD do Cordão, atualmente, em fase final de produção.

O arraial terá tudo que uma festa típica desta época pode ter, incluindo barraquinhas de comida, dança e muita música. O Cordão do Marambaia sobe ao palco com o repertório repleto de beiradão, carimbó, marabaixo, xote, lambada e zouk, fazendo praticamente uma intimação para seus convidados perderem a vergonha e dançarem. Além disto, serão apresentadas músicas inéditas a serem inclusas no álbum da banda.

Uma das vocalistas do grupo, Karine Aguiar, afirma que é impossível ignorar o ritmo do Cordão. Por onde passa, o grupo arrasta o público para a pista. “Acabamos de voltar do aniversário de 180 anos de Maués e o negócio foi um estouro. Todo mundo dançou até de manhã com a gente”, afirmou a cantora.

Para o evento do dia 20, Karine explica que Nunes Filho fará participação cantando seus sucessos ao lado Cordão, este, responsável por fazer os arranjos e proporcionar esta  fusão de estilos característicos da região.

Quase saindo

O primeiro CD do Cordão do Marambaia está quase para sair do forno. No entanto, como a produção está sendo paga do próprio bolso dos músicos, eventos como o arraial são uma forma de alimentar o caixa da banda.

De acordo com Karine, a dificuldade para gravar um álbum em Manaus existe, mas é mitigada pelo forte entrosamento entre os integrantes.

“A gente optou por fazer todo o processo aqui mesmo, porque o CD precisa sair com a cara e a pegada daqui. Existem dificuldades, mas graças a Deus o Cordão está com uma equipe muito boa. Nosso produtor, Marinho Belo, é super competente”, diz.

Uma prévia do material novo será vendida durante o arraial do dia 20: um CD promocional com três músicas, destas, as já conhecidas “Banzerê” e “Som do Beiradão”. A terceira faixa é surpresa, segundo Karine.

O Cordão do Marambaia é formado por Gonzaga Bantez (cantor, compositor e fundador), Miquéias Pinheiro (baixo), Ygor Saunier (bateria e percussão e pesquisa sobre ritmos), Felipe Romagna (sax), Emerson Marcelo Figueiredo (guitarra), Dheik Praia (dançarina), Salomão Rossy, Gil Valente e Karine Aguiar (vocais). O supergrupo amazonense tem como bandeira o resgate da valorização e resistência da cultura regional brasileira.

De olho em Estocolmo

Além das despesas com o álbum, o Cordão do Marambaia ainda tem um investimento bem caro se aproximando. Convidado para participar do Festival Brasileiro de Inverno (Brazilian Winter Festival) de Estocolmo, na Suécia, marcado para a segunda quinzena de novembro, o grupo anda buscando formas de como pagar a passagem, estadia e alimentação para o evento.

Por enquanto, os músicos não contam com qualquer apoio financeiro oficial do Governo ou Prefeitura. “Estamos nos virando”, afirma a vocalista Karine Aguiar.

De acordo com a cantora, eventos como o arraial ajudam na capitalização, porém como neste caso o grupo precisaria desembolsar uma grana alta, a estratégia é buscar os editais de cultura. “O Espaço Pombal tem nos ajudado a buscar e concorrer em editais deste gênero. ”, diz.

O Cordão do Marambaia será a única atração musical do País a ir especialmente para o festival, que em 2013 vai dedicar sua programação às artes amazônidas. O Festival Brasileiro de Inverno é organizado pela comunidade brasileira de Estocolmo, capital da Suécia.

Caso tudo dê certo e o grupo literalmente decole, os músicos pretendem aproveitar a viagem para fazer shows também em outros países europeus, como Itália, França, Inglaterra, Espanha e Portugal. “Vamos aquecer Estocolmo com nosso ritmo”, encerra Karine Aguiar.

Álbum

O lançamento oficial do primeiro CD do Cordão do Marambaia, ainda sem nome definido, deve acontecer em agosto ou setembro deste ano. A banda espera sincronizar com os compromissos da carreira solo de Karine Aguiar, que vai para NY em agosto

Serviço

o que: Arraial do Cordão do Marambaia. Nunes Filho como convidado

onde: Sede Social da ASSINPA (Av. Da Lua s/n, Conj. Morada do Sol – Aleixo).

quando: 20 de julho, a partir das 20h

quanto: Mesas a R$ 70 (lugar para 4 pessoas) - quem comprar já leva o CD. Ingresso individual por R$20.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.