Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
Vida

Coreografias ‘iluminadas’ são destaque do quarto dia do ‘Lugares que o dia não me deixa ver’ em Manaus

O grupo The Fusion Dance Norte Fitness Company levará dança urbana às seis fachadas históricas localizadas na Rua Almirante Tamandaré, nos entornos do Porto de Manaus



1.jpg Aliada à iluminação cênica, as coreografias serão executadas em frente às seis fachadas históricas de Manaus
---
23/09/2013 às 10:05

A dança urbana mesclada à coreografia popular dará o tom do quarto dia da 2ª edição do projeto ‘Lugares que o dia não me deixa ver’, que ocorrerá nesta segunda-feira (23), das 18h às 22h. Aliada à iluminação cênica, as coreografias serão executadas em frente às seis fachadas históricas, localizadas na Rua Almirante Tamandaré, esquina com a Rua Vivaldo Lima, nas proximidades do Porto de Manaus bairro Centro. A ação é realizada pela Cia. De Ideias, em parceria com o Ponto de Cultura Casarão de Ideias.

Tanto o Porto de Manaus quanto as seis fachadas a serem iluminadas fazem parte do Complexo Booth Line, que reúnem em seu contexto histórico o desenvolvimento da capital amazonense no ciclo da borracha, de acordo com o ator e bailarino João Fernandes, idealizador do projeto. Na época, as fachadas históricas foram unidades comerciais, e integram a segunda parte do Complexo que não recebeu a iluminação cênica na 1ª edição do projeto, realizada em 2012.

“O Porto de Manaus está inserido no Complexo Booth Line, e foi um lugar construído no período áureo, cuja construção – que aconteceu  entre 1880 e 1910 - está ligada ao ciclo econômico da borracha”, ressalta Fernandes. “Não se trata de apenas um lugar isolado, mas sim de um complexo, por serem diversas fachadas situadas nos arredores do Porto”, complementa.

Quem será responsável pelas coreografias nos entornos do local são os grupos de dança The Fusion Dance e Norte Fitness Company, que trabalham em parceria, formando assim o The Fusion Dance Norte Fitness Company, companhia de dança manauara com reconhecimento nacional. O projeto de fusão dos dois grupos já participou do renomado Festival de Dança de Joinville, um dos mais importantes do segmento no Brasil.

O grupo levará às seis fachadas históricas uma fusão de estilos por meio de 16 bailarinos, conforme o diretor do The Fusion Dance e titular da cadeira de Dança do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), André Durand. A coreografia é assinada por Elifas Matos – diretor da Norte Fitness Company -, Leonardo de Almeida, Marcos Felipe, Maykon e John, e foi apresentada nas edições de 2012 e 2013 do Festival de Joinville, segundo André.

“Vamos trazer as danças urbanas, novo tema utilizado pelo hip-hop, junto com as danças populares. Teremos também, no meio das coreografias, um toque de dança indiana. Serão duas apresentações de conjunto, um solo e um duo”, afirma Durand. Os bailarinos estarão distribuídos entre as fachadas históricas, conforme João Fernandes. Já a intervenção coreográfica será apresentada de 18h às 19h, enquanto que a iluminação cênica sobre as fachadas históricas permanecerá até às 22h.

O projeto ‘Lugares que o dia não me deixa ver’ acontecerá durante as segundas-feiras do mês de setembro, sempre a partir das 18h. O projeto, que ‘iluminou’ na edição passada apenas quatro lugares - entre eles o Relógio Municipal, o Complexo da Booth Line e o antigo Cabaret Chinelo - abrangerá nesta temporada 15 locais.

Sobre o projeto

A ação tem como principal premissa despertar a atenção da população e autoridades para a preservação e revitalização do patrimônio histórico da cidade, por meio de técnicas de iluminação cênica - cujo efeito reaviva traços e formas de edifícios - e intervenções artísticas em frente às construções abandonadas e com valor histórico na capital amazonense.

Serviço

O que é: Quarto dia do projeto ‘Lugares Que O Dia Não Me Deixa Ver’

Quando: Segunda-feira (23)

Onde: Em frente às seis fachadas históricas, localizadas na Rua Almirante Tamandaré, esquina com a Rua Vivaldo Lima, bairro Centro

Horário: Das 18h às 22h


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.