Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020
Conexão Norte-Nordeste

Coreógrafo realiza oficina de dança no Ceará, focada no mundo amazônico

Oficina "Entre o rio e a floresta" exalta o imaginário amazônico e será ministrada hoje no município de Maracanaú



e7c05375-24fb-4aa7-b25a-095d890d17db_0652DF6D-BE81-4D97-A548-96ECF7B3D7B0.jpg FOTOS: Dheysson lima/Arquivo pessoal
01/09/2020 às 09:36

Em 20 anos dedicados à cultura popular amazonense, com passagens pelo Festival Folclórico de Parintins e trabalhos com nomes de peso da música popular amazonense como Márcia Siqueira e James Rios, o coreógrafo e produtor cultural, Wilson Junior, se prepara para iniciar mais um projeto: a oficina de dança ‘’Entre o rio e a floresta’’, a ser realizada nesta terça-feira (1°), no município de Maracanaú, Ceará , distante 24 quilômetros de Fortaleza.

A oficina, promovida em comemoração ao Dia do Bailarino (celebrado hoje), visa destacar as riquezas naturais da Amazônia e seu rico imaginário: lendas, mitos e rituais indígenas. Inicialmente, o evento será destinado aos alunos do Centro de Artes Regiana Melo, de Macaranaú, e posteriormente será aberta ao público em geral.



O curso, aliás, é fruto de uma parceria entre o coreógrafo amazonense, a proprietária do centro de artes, Regiana Melo, e a pesquisadora em patrimônio histórico, artístico e cultural, Laura Dourado. A proximidade entre Wilson e Regiana, aliás, nasceu a partir de outra oficina chamada ‘’Boi de Quilombo’’, ainda ministrada, que mescla passos de boi-bumbá com a dança africana e que tem chamado a atenção de artistas cearenses.


Wilson Júnior e a pesquisadora Laura Dourado, que fez boa parte da pesquisa da oficina. 

"Quando cheguei em Maracanaú tive a oportunidade de conhecer a Regiana Melo em ações da secretaria de cultura. Ela participou da minha oficina ‘’Boi de Quilombo’’ e, a partir desse momento, fortalecemos os vínculos e ela nos convidou a ministrar ‘’Entre o rio e a floresta’’em seu centro de artes’’, contou Wilson Júnior.

Sobre a nova empreitada, o coreógrafo disse que a ideia do projeto surgiu da leitura em torno dos aspectos naturais que pudessem se envolver com técnicas de dança contemporânea, voltadas, a princípio, para artistas de vários segmentos e pessoas interessadas em danças folclóricas.

‘’A pesquisa foi realizada em torno do rio e da grande floresta amazônica, e vai buscar esta essência e transformá-la em movimento. Parte dela foi feita pela pesquisadora Laura Dourado, doutoranda em Portugal e minha amiga de longa data, e foi desenvolvida bem antes de eu ir para o Nordeste, só faltando ser mesmo organizada’’, explicou. ‘’Tenho certeza de que a oficina será um grande evento", completou Junior.

Tour

Com o sucesso que tem sido a oficina ‘’Boi de Quilombo’’ e agora com o início do novo projeto, “Entre o rio e a floresta’’, o próximo passo de Wilson Júnior é levar as duas oficinas para outras cidades cearenses e capitais nordestinas, como João Pessoa (Paraíba) e Recife (Pernambuco). E está previsto, em dezembro, que os dois cursos sejam ministrados na Instituição Cultural e Educacional Arte Sem Fronteira, no bairro Praça 14, zona Sul de Manaus.

‘’Em dezembro ministrarei as duas oficinas [em Manaus], abertas, gratuitamente, ao público geral. Aproveitando que estarei no Amazonas, estamos negociando levar as duas oficinas para Parintins. Para isso, estamos conversando com o Conselho de Artes do Boi-Bumbá Caprichoso’’, adiantou Wilson Junior ao BEM VIVER.

Biografia

Wilson Junior é formado em Dança pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Natural de Manaus, durante 10 anos, foi integrante do Balé Folclórico do Amazonas e atua como coreógrafo e produtor cultural da Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras, fundada por ele em 2008. Atualmente ele é integrante do Conselho Internacional de Festivais Folclóricos e Artes Tradicionais (CIOFF).

News guilherme 1674 2977771b 6b49 41af 859a ef3c3b62eae8
Repórter do caderno Cidades do jornal A Crítica. Jornalista por formação acadêmica. Já foi revisor de texto de A Crítica por quatro anos e atuou como repórter em diversas assessorias de imprensa e publicações independentes. Também é licenciado em Letras (Língua e Literatura Portuguesa) pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.