Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020
Capacitação

Coreógrafo Victor Maia ministra curso online sobre como encarar as audições

O curso acontece virtualmente de 28 de julho a 20 de agosto e as inscrições podem ser feitas pelo email incenacda@gmail.com ou pelo número (21) 97124-1001



Victor-Maia-2017-foto-de-ErnnaCost_B177ABBD-9ACE-47F4-AAA5-3F7E1D5FB83E.jpg Victor é coreógrafo do programa “Caldeirão do Huck” (Foto: Ernna Cost/Reprodução)
24/07/2020 às 12:36

Aprender a compor o currículo, a preparar os materiais relacionados às audições e a se apresentar como artista para conquistar os papéis desejados. É essa a proposta do ator e coreógrafo Victor Maia para o curso “Encarando uma Audição”, que acontece virtualmente de 28 de julho a 20 de agosto. As aulas compõem o primeiro lançamento online, devido a pandemia do novo coronavírus, da “In Cena Casa de Artes e Produções”, escola de capacitação e aperfeiçoamento de artistas.

Responsável pela assinatura da coreografia de espetáculos variados, como “Meu Destino é ser Star”, e contratado da rede Globo há oito anos, sendo atualmente o coreógrafo do programa “Caldeirão do Huck”, Maia comenta que uma das principais falhas dos candidatos em audições é quanto a escolha do material apresentado. “É porque há diversas variáveis. Na audição de canto, por exemplo, você tem que cantar alguma coisa que tenha a ver com o estilo do musical. Às vezes, a canção eleita não é sempre a melhor, muito menos o trecho escolhido”, destacou.



Outro erro que pode comprometer todo o esforço do participante, segundo o coreógrafo, está relacionado ao comportamento técnico, desde a forma como ele chega ao espaço de trabalho até o local onde ele se posiciona no ambiente, a maneira como encara a banca de jurados e a vestimenta utilizada. Maia confessa, inclusive, que já cometeu uma ‘gafe’ durante a seleção para o musical americano “Mary Poppins”.

No dia da audição, ele chegou todo de preto – “a roupa ideal para audição de dança”, nas palavras do próprio artista –, mas levando um tênis de street dance completamente colorido. “Ele era rosa, azul, verde, enfim, todo fluorescente, e era uma audição de clássico. Eu me lembro de dançar e bem, inclusive. Ao final, o americano olhou para o meu pé, olhou para o lado e falou para o amigo dele: ‘shoes’. Isso com um certo asco do meu sapato. Ali eu vi que tinha errado o figurino real e nunca mais na vida coloquei um sapato colorido para fazer um teste”, pontuou.

Em “Encarando uma Audição”, o coreógrafo pretende ensinar exercícios de preparação para audições de dança, canto e atuação, no intuito de tornar mais prazeroso o momento de seleção, que mexe bastante com a estabilidade emocional. Maia orienta que os candidatos permaneçam calmos no dia, acreditando em sua preparação. “Quanto mais preparado você vai para audição, menos chance de se sabotar ou de botar tudo a perder. Mas, sem dúvida nenhuma, a dica que eu dou [para preparar o emocional no dia do teste], que é a minha pessoal, é a de que você acredite que aquilo é só mais oportunidade para conquistar o seu objetivo e que você não precisa provar para as pessoas o quão competente é”, garantiu.

Com carga horária de 16 horas, o curso será realizado todas as terças e quintas, pela plataforma Zoom, das 18h às 20h. As inscrições podem ser feitas pelo email incenacda@gmail.com ou pelo número (21) 97124-1001.

Projetos Futuros

Apesar do ano conturbado, devido a pandemia e a necessidade de isolamento em todo país, Victor tem outros projetos no cronograma. Um deles é a direção e a coreografia da comédia musical da Broadway “Hairspray”, uma prática de montagem do Centro de Estudos e Formação de Teatro Musical (CEFTEM) do Rio de Janeiro, baseada no filme homônimo de John Waters (1988).

Maia também espera que, até o final do ano, seja lançado “Quem vai ficar com Mário”, longa-metragem em que participa como ator e coreógrafo. O filme é produzido pela Paris Filmes e conta com a participação de Nany People e Nando Brandão. Além disso, o artista revela que está desenvolvendo dois projetos teatrais para a internet. “Esse momento [de pandemia] me inspirou muito”, ressaltou.

Destaque

Depois de “Encarando uma Audição”, o próximo curso do In Cena Casa de Artes e Produções será o workshop de dança “O Corpo Único”, com a bailarina e coreógrafa Clara da Costa, no período de 05 a 07 de agosto. O In Cena reúne um time de profissionais com expertise em vários segmentos, tendo na coordenação das atividades a cantora e atriz Marcella Bártholo (ex-The Voice Kids, que já participou de diversos musicais, como “Brilha La Luna”, “Fame”, “Cartas para Gonzaguinha”), a relações públicas e especialista em eventos culturais Anne Cantanhede, o publicitário Yan Bártholo e o ator Pedro Campêlo. Até o final do ano, a escola deverá inaugurar seu espaço físico, com sede no Rio de Janeiro.

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.