Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019
Vida

Coronel da Aeronáutica lança livro com histórias sobre Parintins

O Coronel João de Matos Suzano, hoje em reserva, lança segunda edição do livro 'Brincando de Boi em Parintins', que contará sobre os mistérios e magia da Amazônia somado ao folclore dos bois-bumbás



1.jpg Festival Folclórico de Parintins
22/11/2012 às 17:18

As lendas e a criatividade da ilha tupinambarana mescladas à história amazônida serão resgatadas no livro ‘Brincando de Boi em Parintins’. O responsável pelo texto da obra é o Coronel da Aeronáutica João de Matos Suzano, que está hoje na reserva.  A obra terá a sua segunda edição lançada no dia 1º de dezembro, às 17h, na Livraria Saraiva, localizada no Manauara Shopping, Zona Centro-Sul de Manaus.

O enredo do livro abrange a história do militar, que trabalhou durante 6 anos na segurança do tráfego aéreo de Parintins, no controle de mais de mil aeronaves por festival sem acidentes. Os passageiros das aeronaves também fazem parte da história, com toda a ansiedade e curiosidade sobre o festival folclórico. O livro possui 140 páginas.

A história de Davi Assayag, Jair Mendes e Juarez Lima também serão retratadas na obra, assim como a beleza da cunhã-poranga, que no período analisado era vivida por Daniela Assayag, bem como os mistérios e magia da Amazônia somado aos folclore dos bois-bumbás.

“Procurei personalidades de valor dentro dos bumbas e as entrevistei. O material colhido foi julgado por cada um deles. Estava pronto, então, o ‘Brincando de Boi em Parintins’”, afirmou o coronel, que utilizou a sua vivência no município como principal metodologia para a coleta de informações. Os livros serão vendidos no valor de R$ 32 e terão tiragem inicial de três mil exemplares.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.