Publicidade
Entretenimento
Vida

Corrida e seus ‘mil’ benefícios: atividade física ajuda na saúde da mulher

De acordo com o preparador físico, Michel Oliveira, a corrida é uma prática acessível a todos. No caso das mulheres, segundo ele, é constatado diminuição da TPM e do estresse 14/03/2015 às 16:24
Show 1
Atividade física ajuda na saúde da mulher
rafael seixas ---

É importante deixar o corpo sempre em movimento. Além de ajudar a perder peso, uma corridinha auxilia na definição das pernas e acelera o metabolismo. Esses são alguns dos benefícios adquiridos com esta atividade física, a qual é uma excelente opção quando direcionada à saúde da mulher.

De acordo com o preparador físico, Michel Oliveira, a corrida é uma prática acessível a todos. No caso das mulheres, segundo ele, é constatado diminuição da TPM (Tensão Pré-Menstrual) e do estresse. “A mulher viver em constante briga com a balança, a corrida causa um gasto calórico alto, mas desde que a alimentação esteja de acordo. Podemos verificar também o aumento da auto-estima, que por emagrecerem, tornam-se mais confiantes. Há também o aumento da libido, devido à sua melhora física”, garante.

Novos hábitos

O profissional da área de Educação Física, Josué Nery, acrescenta que o esporte é também um excelente aliado na diminuição das cólicas, do desconforto, do inchaço, da indisposição e da irritabilidade. “A consciência corporal da mulher torna-se mais aguçada, o sono será com maior qualidade, melhora o humor e, principalmente, a previne de inúmeras doenças decorrentes do coração. A prática da corrida orientada é ótima para iniciar a mudança de hábitos ruins”, complementou Oliveira.

Outra notícia boa é que muitos estudos já demonstraram que mulheres ativas fisicamente apresentam menos risco de desenvolver câncer de mama e mais chances de sobreviver ao mal. Além disso, uma recente pesquisa publicada no “ International Journal of Cancer” apontou que sobreviventes da doença que praticam a atividade têm sua expectativa de vida dobrada em relação às que não caminham/correm.

Feliz da vida

Quem já comprovou esses benefícios foi a assistente administrativa Fabíola Souza, que voltou a correr recentemente. “Meu condicionamento melhorou muito, me sinto mais disposta, minhas crises de asmas cessaram e ainda emagreci”, conta a corredora de carteirinha. “Como tenho bebê, agora corro de 30 a 40 minutos, sempre que possível. Comecei porque estava 15kg mais gorda. A pessoa deve ter muita força de vontade porque, no meio do caminho, a gente pensa em desistir. Agora eu fiquei satisfeita, afinal estou 15kg mais magra (risos). Quando não corria, isso influenciava até na minha vida sexual, no meu relacionamento e me fazia muito mal. Fora que não conseguia usar a roupa que queria”, acrescentou.

A funcionária pública Pamela Rodrigues comemora os benefícios alcançados ao longo de três anos com a corrida. “Comecei a correr para emagrecer, após a minha terceira gestação, e acabei gostando tanto que não parei mais, não sofro mais de insônia e meu metabolismo nunca esteve melhor. Agora comecei a participar de competições”.

Para iniciar

 Michel Oliveira aconselha quem nunca correu e não possui condições de ser orientado por um profissional capacitado, que comece com uma caminhada acelerada, respeitando a sua condição física. “A postura é fator essencial para que não sejam sobrecarregadas as articulações, principalmente estruturas de tornozelos, joelhos, quadril e coluna. Não tendo condições de contratar um profissional, o praticante da caminhada ou da corrida, poderá tirar dúvidas no meu canal no YouTube (www.youtube.com/ctmichel), além de verificar algumas dicas de treino”.

Corrida da Água

Atento aos benefícios da corrida para a saúde da mulher, o Centro Literatus promove, há três anos, a Corrida da Água e mantém também o grupo Acelera CEL, criado pelos simpatizantes do esporte, que reúnem-se ao longo da semana para treinos de corrida e funcional. O grupo é aberto à sociedade, além dos colaboradores e alunos da instituição.

A Corrida da Água acontecerá no dia 22 de março e as inscrições já foram iniciadas. Para participar, os interessados devem se inscrever até o dia 15 de março, na rua Pará, 165, Vieiralves (na sede do Centro Literatus Educação Profissional) ou por meio do site www.assessocor.com.br. A corrida, que fará uma homenagem ao 24º aniversário do Grupo Literatus, traz como novidade dois desafios: percurso e distância. A largada agora será na rua Pará, e o participante irá percorrer a Djalma Batista, a Darcy Vargas, a Maceió e voltará para o Literatus. As opções de distâncias serão de 5.6 km e 11.2 km.

A inscrição custa R$ 45 e dará direto ao kit do atleta, que inclui uma camisa e squeezer, além de um chip de localização e número de participação.

Publicidade
Publicidade