Publicidade
Entretenimento
Vida

Criatividade à mostra: arte feita por crianças ganha exposição em shopping de Manaus

Mostra ‘Toy Dog Art’ abre hoje em centro de compras da Ponta Negra e contará com presença do apresentador mirim Luigi Montez, do programa “Tem criança na cozinha” 29/08/2015 às 19:10
Show 1
Lara Alecrim de 7 anos, participou e produziu sua arte para o evento
ROSIEL MENDONÇA Manaus (AM)

Obras de alunos de 5 a 12 anos do ateliê infantil Mão na Massa estarão reunidas na exposição “Toy Dog Art”, que abre ao público neste domingo, dia 30. O evento acontece a partir das 16h, no Shopping Ponta Negra, e contará com a presença do apresentador mirim Luigi Montez, de 10 anos, do programa “Tem criança na cozinha” (Gloob).

Parceria do ateliê manauara com o escritório de artes Studio Sciacco, de São Paulo, a mostra reunirá 77 miniesculturas de cachorros customizadas pelos alunos, além de telas pintadas por eles a partir do tema “Meu animal preferido”. Toda a renda obtida com a venda das peças será destinada ao tratamento do pequeno Rafael Benjamin Santos de Aquino, de 1 ano, que sofre de uma grave doença de pele.

A aluna Ana Carolina Horewicz, de 12 anos, comentou sobre a expectativa para o evento: “Estou muito feliz. Será minha primeira exposição e estaremos ajudando o garotinho no seu tratamento de saúde, o que me deixa contente em poder ajudar e estar fazendo o que mais gosto, que é arte”.

Segundo a artista plástica e coordenadora do Mão na Massa, Luciana Severo, um dos objetivos da mostra é chamar a atenção das pessoas, em especial das crianças, para o respeito aos animais. “As esculturas estão sendo customizadas pelos alunos há mais de dois meses e cada cachorrinho tem o estilo do artista”, diz ela, que na ocasião ainda fará uma rifa solidária com uma obra de sua autoria.

Pioneiro

Luciana também destaca o ineditismo da parceria com o Studio Sciacco. “Eles estão à frente do projeto ‘dog.art’, que acontece todos os anos no Rio de Janeiro e São Paulo. A proposta é convidar artistas e famosos para customizarem esculturas de cachorros de várias raças, em tamanho natural, com o objetivo de arrecadar fundos para ONGs que cuidam dos animais”.

A artista foi uma das convidadas para a edição que acontece em outubro, no Rio, e quando a organização soube que ela trabalhava com crianças, pintou a ideia de realizar a atividade com o público infantil. Segundo Luciana, Manaus é a primeira cidade a realizar o evento nesse novo formato.

“Isso nos deixou extremamente lisonjeados. Conversei com a organização e consegui com que toda a exposição fosse cuidadosamente organizada para beneficiarmos o Rafael. São crianças ajudando no tratamento de outra criança. É a forma mais pura de ajuda ao próximo. Eles se doaram integralmente a esse evento e tudo está sendo feito com muito carinho por eles, que confiam no sucesso da exposição”.

Pelo mundo

A inspiração para o projeto “dog.art” são os movimentos de arte relacionados à customização de esculturas de objetos e de animais como os leões e as vacas na Suíça, ovos em Londres, os elefantes em Milão, maçãs em Nova York, flamingos em Miami, galos em Portugal e buldogues em Atenas (Georgia, EUA).

Publicidade
Publicidade