Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
1491413357109897.JPG
“O dia em que Carla assassinou o meu gato e outras crises de amor” sai pela editora Penalux
publicidade
publicidade

LITERATURA

'Crises de amor não saem de moda', diz o escritor amazonense Rojefferson Moraes

Autor lança novo livro de poemas em prosa no próximo dia 13 de abril, às 18h30, no Bar Caldeira


05/04/2017 às 13:36

O escritor amazonense Rojefferson Moraes lança no próximo dia 13, no Bar Caldeira, o livro “O dia em que Carla assassinou o meu gato e outras crises de amor”, que sai pela editora Penalux, de São Paulo. Dividida em três partes, a coletânea reúne 47 poemas em prosa escritos pelo autor em diferentes momentos da carreira. “Alguns poemas estavam guardados há alguns anos, outros saíram em um ou outro fanzine que usei para divulgar meus textos. Contudo, grande parte é inédita”, explica Moraes.

Como o título sugere, as crises humanas, em especial as amorosas, dão o tom aos poemas que aparecem no livro. Para Rojefferson, a dor humana não tem prazo de validade. “Crises de amor nunca saem de moda. Muda-se a estética literária, mas a dor de corno, a solidão e o abandono estão ali ganhando novas perspectivas”, diz.

O livro abre com uma série de poemas que abordam diferentes temáticas sociais, trazendo à tona personagens como prostitutas, travestis e moradores de rua, figuras de algum modo presentes nas andanças de Moraes pelo Centro de Manaus. “Nessa época eu ainda trabalhava como metalúrgico, e encontrava na boemia a fuga necessária para esquecer o trabalho maçante da indústria”, conta.

A espinha dorsal da obra, segundo o autor, está na segunda parte de “O dia em que Carla...”: nove poemas escritos de uma única vez em terceira pessoa. Lidos em conjunto, esses textos relatam a história de um relacionamento, do começo ao fim. Na terceira e última parte, o que sobressai é a autoficção, revelando um escritor em busca de respostas. Aqui, a literatura assume os contornos de um confessionário pessoal. 

Escritor conectado

Rojefferson também destaca as parcerias mobilizadas para a materialização do livro: os textos da apresentação, orelha e quarta capa são assinados pelos escritores Marcelo Benvenutti (PR), Fabio da Silva Barbosa (PR) e Diego Moraes (AM), respectivamente; e a revisão é do professor e escritor mato-grossense Odair de Morais. No time de parceiros locais ainda estão Cleber Damaiia, que assina a capa; fotos de Vivi Acacio, que teve como modelo Cassia Ellen Costa (esposa de Moraes, a propósito); Dori Carvalho e Zemaria Pinto, na revisão final.

publicidade

Para o autor, “O dia em que Carla...” ajudou a fortalecer uma consciência pessoal de que o escritor precisa fazer uso da sua rede de contatos para alçar voos mais altos e alcançar novos públicos. “O escritor da atualidade não alcança um bom resultado na construção do produto final de sua escrita sozinho”, diz ele, que ainda faz um diagnóstico da cena literária da capital.

“Manaus, infelizmente, oferece pouquíssimas opções para quem escreve, para quem está na luta diária de traduzir tantos acontecimentos trágicos do mundo atual por meio da literatura, e é tratado como pedinte quando tenta vender seu trabalho nos bares da cidade. A publicação pela editora abre um campo riquíssimo para novas possibilidades”.

Frase

“O escritor da atualidade está na rede, e é por meio dela que ele viabiliza a expansão do alcance da sua literatura. Ele deve ser escritor, produtor, empreendedor, além de fazer o marketing de seu trabalho, e cabe a ele criar as estratégias para que alcance o seu intento, caso contrário ele corre o risco de ficar preso na redoma dos mesmos bares, mesmos leitores e os mesmos eventos”.

Rojefferson Moraes, escritor

Serviço

o quê: Lançamento do livro “O dia em que Carla assassinou o meu gato e outras crises de amor”, de Rojefferson Moraes
quando: Dia 13 de abril, às 18h30
onde: Bar Caldeira (rua José Clemente, 237, Centro)
quanto: Acesso gratuito

publicidade
publicidade
GACC-AM inicia venda de ingressos para 20ª feijoada beneficente
Homem que matou vizinho em estância é condenado a 15 anos de prisão
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.