Publicidade
Entretenimento
CINEMA

Crítica de cinema do Amazonas é a primeira representante do Estado na Abraccine

Pela primeira vez alguém do Amazonas integra a seleta entidade brasileira de críticos de cinema. “Só de ter reconhecimento fiquei muito honrada”, disse 21/03/2017 às 17:31 - Atualizado em 22/03/2017 às 10:41
Show 998
Foto: Acervo pessoal
Vinicius Leal Manaus (AM)

A amazonense crítica de cinema Susy Freitas, 31, se tornou a primeira representante do Amazonas na Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), entidade nacional especializada na sétima arte e na promoção da indústria audiovisual. Formada em Letras Língua Inglesa e Jornalismo e mestre em Ciências da Comunicação, Susy fez história ao ser a primeira amazonense membro da associação.

“É algo muito bom, porque é uma espécie de reconhecimento. Mesmo que não seja algo que vá gerar renumeração, mas só de ter reconhecimento fiquei muito honrada. Lá tem pesquisadores em cinema e grandes nomes do cinema”, comemorou Susy. Segundo ela, ser do Abraccine também é sinônimo de oportunidade. “É ainda uma chance de aprendizado. A partir desse contato lá vou poder participar de formações, de curadorias e ter uma proximidade maior com os festivais de cinema”.

Envolvida com cinema há mais de dez anos, Susy escreve sobre a sétima arte para o blog amazonense Cine Set e também participa do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e da Liga dos Blogues Cinematográficos. “Aqui no Amazonas tem muita gente boa escrevendo sobre cinema e esse é o primeiro passo para que outras pessoas também tenham esse reconhecimento”, afirmou Susy.

O primeiro contato dela com críticas de cinema surgiu na universidade. “Quando finalizei Letras, meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) já tinha sido um pouco voltado para o cinema, e quando entrei em Jornalismo também já entrei com interesse na crítica”, disse. Na universidade, ela fez parte do projeto Set Ufam, o embrião do atual Cine Set. “No Set Ufam a gente produzia matérias sobre cinema. Então de lá para cá já são mais de dez anos produzindo críticas de cinema”, explica.

Hoje, Susy também tem um site pessoal sobre cinema, chamado “A de cinefilia”, onde publica informações sobre cinema, mulheres e temáticas feministas. “Agora com site próprio, que é um braço do que eu já produzia no Cine Set, e falo da representatividade da mulher à frente e também por trás das câmeras”, disse.

Sobre o futuro, Susy se mostra otimista. “Espero que em longo prazo mais pessoas possam se inscrever e participar da Abraccine. Antes parecia algo tão longe, quando eu entrava no site deles via a maioria das pessoas ser do Rio ou São Paulo. Parecia algo distante, que não fazíamos parte. E hoje a gente vê que podemos ampliar esses laços até conseguir fomentar nossa produção”.

Abraccine

Criada em 2011, a Abraccine é uma entidade nacional que reúne críticos de cinema de todo o País e atua no apoio à crítica cinematográfica, promovendo o pensamento crítico, reflexão e debate sobre cinema. A entidade ainda organiza cursos, seminários, publica livros e trabalha pela inserção da crítica no cinema brasileiro.

Publicidade
Publicidade