Publicidade
Entretenimento
Dicas & mais

Cuidando do lar: agências facilitam a vida na administração da casa

As empresas indicam os profissionais, que são previamente treinados pela agência para prestar os serviços. É como se fosse uma espécie de “cerimonial” do lar 21/08/2016 às 09:16 - Atualizado em 28/08/2016 às 16:24
Show 1123503
A Closet By Angela Bastos é uma empresa com essa proposta (Foto: Aguilar Abecassis)
Laynna Feitoza Manaus (AM)

Quanto tempo a gente gasta tentando arrumar uma doméstica, uma babá, uma cozinheira ou um cuidador de idoso para o nosso lar? E quando a gente definitivamente não sabe como arrumar o closet, a sala, a mesa e a vida dentro de casa? Hoje em dia, já existem agências especializadas em fazer tudo isso por você: as empresas indicam os profissionais, que são previamente treinados pela agência para prestar os serviços. É como se fosse uma espécie de “cerimonialista” do lar.

A Closet By Angela Bastos é uma empresa com essa proposta. Ela ajuda o cliente a arrumar a casa para receber no sentido mais amplo possível: ajuda na organização do closet, na organização da área de serviço e até para auxiliar a pessoa numa mudança, se caso for necessário. “Arrumamos a mudança de acordo com o desejo da pessoa. Damos treinamento às domésticas, e ensinamos tópicos sobre como não desperdiçar alimentos, e a organizar geladeiras”, declara.

No Amazonas, os serviços do tipo ainda não são tão comuns, o que levou Angela, por meio de amigas, a abrir a empresa há dois anos. “Minhas amigas sempre ligavam perguntando se eu conhecia um pintor, uma doméstica, e eu sempre conhecia. Nisso tudo, surgiu a ideia e fui pesquisar. Descobri então que em São Paulo isso é muito comum”, declara ela, lembrando que a agência dispõe do treinamento oferecido aos profissionais, o que agrega também os uniformes. “Trabalhamos com todo o tipo de fardamento, para atender residências ou escritórios”, pondera.

Os profissionais do lar também são contemplados: para quem quiser se cadastrar na agência, é preciso enviar um email para bastostrindade@gmail.com e closetbyangelabastos@gmail.com com o currículo anexado. Depois de aprovado na entrevista, treinamentos básicos de higienização, uso de uniforme, aproveitamento de alimentos e criação de pratos são ministrados. “Às vezes você encontra cozinheiras maravilhosas que não sabem cozinhar filé, por exemplo. Às vezes é o corte, feito da maneira errada. Buscamos elucidar, para o profissional não chegar na residência sem saber nada”, encerra.

Humanização

Inaugurada na última quinta, a Fraternal Home Care também vai trazer serviços diferenciados voltados aos cuidadores e empregados da casa. “Vejo a dificuldade das pessoas em conseguir alguém de confiança para o lar. Sou psicóloga, então minha proposta é humanizar e ter um cuidado maior com as entrevistas e o comportamento desses profissionais. Já senti na pele as dificuldades de não ter um profissional capacitado”, diz a empresária Thais Sampaio.

Para os profissionais cadastrados, a unidade vai oferecer cursos de babá, de primeiros socorros e de noções de nutrição, para mantê-los cientes de quais pratos são os mais saudáveis. E, principalmente, sobre como montar uma mesa. “Já aconteceu de pessoas reclamarem que tem cozinheiras muito boas em casa, mas que não sabiam arrumar a mesa. E que precisavam de cuidadores de idosos com um senso mais humano. Nós iremos na casa do cliente, conversamos com o dono ou com o próprio idoso para verificar o que ele espera de um cuidador. Precisamos saber se ele pode ter uma alimentação normal, ou baseada em sopas, se ele gosta de passear de manhã. No geral, analisamos todos os horários e rotinas da casa”, diz Sampaio.

Suporte profissional

Conforme Thais Sampaio, a partir das necessidades do lar, o melhor profissional será filtrado e sugerido. “Coletamos então qual a proposta salarial do cliente. Depois das informações, vamos ao banco de dados da agência e vejo qual profissional melhor se encaixa na rotina e necessidades daquela família. Damos a manutenção desse profissional, cursos de reciclagem, um kit de uniforme básico e se o cliente não estiver satisfeito, trocamos o profissional”, diz ela, lembrando que os trabalhadores do lar podem enviar currículos para o email contato@fraternalhomecare.com.br. “O cliente paga o valor X por mês, como num plano de academia”, encerra. Haverá também pacotes à parte com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, que podem atender a domicílio ou não.

Serviço

o quê: Closet By Angela Bastos

onde: Rua Sírio Libanês, 42 A, bairro Chapada

infos: (92) 99140-4082 e (92) 98134-8038

o quê: Fraternal Home Care

onde: SPA Morada Saúde - Rua Constelação de Órion, 14, Morada do Sol, Aleixo

infos: (92) 4141-1920

Publicidade
Publicidade