Segunda-feira, 13 de Julho de 2020
PANDEMIA

Cultura em casa: na quarentena, arte resiste com ajuda da Internet

Companhias de teatro exibem peças e espetáculos de forma gratuita em seus canais no YouTube



28A890E9-362D-4BB4-8910-3A0EF68211D8_4982320F-2B8A-4969-BA96-3B10AD780D28.jpeg Fotos: Divulgação
11/05/2020 às 20:49

Como tudo o mais nestes tempos de pandemia, as peças de teatro também foram afetadas pelo Coronavírus e a ordem de distanciamento social imposta a todos. Mas, assim como o cinema e os músicos encontraram uma forma de levar sua arte para dentro da casa do povo brasileiro, o teatro também achou uma saída. 

A seguir, o Bem Viver apresenta uma lista com diversos espetáculos que podem ser assistidos pela internet, que vão desde musicais clássicos até comédias contemporâneas. E o melhor de tudo? Eles podem ser vistos de graça no YouTube. Então, aproveite a quarentena e vá ao teatro sem sair de casa. 



São Paulo Cia. de Dança

Parte da programação do #culturaemcasa, iniciativa do governo de São Paulo, esta releitura contemporânea de “O Lago dos Cisnes”, clássico de Tchaikovski, pode ser vista na íntegra no YouTube. A coreografia é de Mário Galizzi.

Teatro Oficina

Teatro Oficina é um dos grupos mais tradicionais do país. São mais de 60 anos de história em um dos espaços mais tradicionais de São Paulo. As disputadíssimas peças do grupo sempre refletem o contexto político do país, mas de uma maneira única e ritualística.

Para alegria dos fãs, o Oficina libera “Os Sertões” no YouTube. Mas não é só isso. Ainda é possível assistir online outros clássicos do grupo, como “As Bacantes” e “Para Dar um Fim no Juízo de Deus”.

Möeller e Botelho

A dupla Charles Möeller e Claudio Botelho publicou, em suas redes sociais, um vídeo inédito da montagem de “Company”, que os dois dirigiram nos anos 2000. Foi uma surpresa geral. Até então, nem os próprios diretores lembravam da existência de um registro audiovisual da primeira versão latino-americana do icônico musical. O vídeo já está no YouTube, assim como outras 14 peças da dupla, como “O despertar da primavera”, “Beatles num céu de diamantes” e “Um violinista no telhado”.

Obras de Pinheiro

Nas últimas semanas, Gustavo Pinheiro publicou, também no YouTube, as gravações integrais de suas peças “Alair” — drama sobre o fotógrafo Alair Gomes, com o ator Edwin Luisi — e “A tropa”, sucesso protagonizado por Otávio Augusto ao longo de quase três anos, sobre um acerto de contas familiar que tem como pano de fundo a história do Brasil, da ditadura militar à Operação Lava-Jato. 

Streaming

Outra opção é a plataforma Cennarium. Há mais de 10 anos no mercado, Cennarium é o Netflix dos espetáculos teatrais. O serviço oferece uma ampla seleção de drama, comédia, dança e muito mais, incluindo montagens exclusivas de mais de dez países e lançamentos a cada semana. Membros têm acesso ilimitado para assistir a todo conteúdo disponível pelo computador, celular ou tablet, quando e onde quiser.O 1º mês sai por apenas R$ 2,90. A partir do 2º mês a assinatura é de R$ 19,90.

Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.