Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
Curso

Cultura hip hop é tema em 16 oficinas no projeto ‘Casa Cultural’, em Manaus

As aulas ocorrerão nos meses de junho e julho, no Centro de Convivência da Família do bairro Amazonino Mendes. O conteúdo vai da execução de freestyle e batalhas de MCs



948109-hip_e_hopdsc_5098.jpg (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
02/06/2016 às 15:56

Dezesseis aulas gratuitas em oficinas de hip hop serão ministradas nos meses de junho e julho, no Centro de Convivência da Família Ara, que fica no bairro Amazonino Mendes, Zona Leste da capital.

Essa é a primeira metade, do total de 64 horas, de aulas previstas pelo projeto “Casa Cultural”, contemplado no Edital Prêmio Manaus de Cultura Hip Hop 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

As aulas estão divididas em módulos que vão desde a introdução à cultura do hip hop até a execução do freestyle e batalhas de MCs. Realizadas desde o dia 28 de maio, as oficinas são ministradas por Isaac Mesquita. No mês de junho, nos dias 4, 11, 18 e 25, as aulas acontecerão de 10h às 12h e, no mês de julho, nos dias 2,9 e 16, no mesmo horário. As vagas são limitadas para até 20 alunos e a faixa etária indicada para participar é de 15 a 30 anos.

Isaac Mesquita nasceu na cidade de Acarape (CE) e chegou a Manaus no ano de 1997, onde teve seus primeiros contatos com o rap, através de fitas cassete, ouvindo grupos como Cirurgia Moral e Gog Jamaica.

Em 2000, conheceu o graffiti e o freestyle como forma espontânea de elaborar rimas com temas variados. Em 2004, através do Projeto “Periferia Ativa”, fez um intercâmbio em São Paulo (SP) durante dois meses, conhecendo a cultura hip hop local e seus integrantes, como King Nino Brown, Crew Bakispin,  DJ Cia, DJ King, DJ Kl Jay, Bomba do SP Funk, Helião e Negra Li, Charles Mc e grupos de bairros como Guaianases e Corinthians Itaquera, tendo também a oportunidade de conhecer o Ministro Gilberto Gil na Casa de Diadema.

“O hip hop tem uma grande importância por ser uma cultura que contribui com valores e oportunidades. No contexto social, essa cultura vem como uma via de oportunidade e de protagonismo para milhares de jovens no mundo todo que querem se expressar através do que gostam, nos elementos dessa grande e rica cultura”, afirmou Isaac.

Ele também participou de eventos de grande porte da cena gospel, como o Conexão Jump, realizando oficinas de rap, apoiando oficinas de graffiti e coordenando o Conexão Rua (realizado no bairro Mutirão e reunindo diversos grupos de rap locais). Ele também é envolvido em ações sociais como brechó e corte de cabelo gratuito. Atualmente, além de coordenar o projeto “Casa Cultural”, Isaac está trabalhando no lançamento de seu próximo CD.

“Minha expectativa em relação ao projeto é o crescimento com qualidade, suprindo as expectativas dos jovens, para que possam aprender e ensinar grandes valores que essa cultura tem a oferecer àqueles que estão abertos a um começo com bases e princípios”, finalizou Mesquita.

Serviço

O quê: Oficinas de Hip Hop
Quando: Nos dias 4, 11, 18 e 25 de junho e, no mês de julho, nos dias 2, 9 e 16
Onde: Centro de Convivência da família Ara, no bairro Amazonino Mendes

*Com informações da assessoria de imprensa

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.