Publicidade
Entretenimento
Vida

Cultura negra é destaque nas atrações da semana em Manaus

Na semana em que comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, atrações como apresentação de espetáculo, lançamento de disco e abertura de exposição compõem a programação 18/11/2013 às 20:57
Show 1
Orquestra Amazonas Band será uma das atrações culturais na quarta-feira (20)
ACRITICA.COM Manaus (AM)

Durante a semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, na quarta-feira (20), o Governo do Amazonas traz atrações em alusão à cultura afrodescendente: o espetáculo “Ciclo da Consciência Negra", do Balé Folclórico do Amazonas, o lançamento do disco “Amazonas Band convida Gilson Peranzzetta e Mauro Senise”, da Orquestra Amazonas Band, e a exposição “A música e a dança dos negros brasileiros”, de estudantes de uma escola pública.

Ciclo Consciência Negra

Os ritmos e as danças populares e folclóricas da cultura africana compõem o espetáculo “Ciclo da Consciência Negra", do Balé Folclórico do Amazonas, que será apresentado na quarta (20), às 19h, no Largo São Sebastião, Centro de Manaus. De acordo com Conceição Souza, diretora do grupo, a apresentação traz coreografias que passam por ritmos como o samba de roda, a capoeira, o lundu, o gambá e o rapachão.

“O espetáculo surgiu após uma oficina de ritmos, com o músico Eliberto Barroncas, integrante do Raízes Caboclas. Foi uma novidade para o grupo, que pela primeira vez montou um espetáculo direcionado para um evento”, comenta Conceição. “Ciclo da Consciência Negra" é composto por 18 bailarinos em cena e tem duração de 20 minutos.

Lançamento de CD ao vivo

Ainda no mesmo dia (20), às 20h, no Teatro Amazonas, no Centro, acontece o lançamento do disco “Amazonas Band convida Gilson Peranzzetta e Mauro Senise”, da Orquestra Amazonas Band, gravado ao vivo na abertura do 7º Festival Amazonas Jazz, em 2012. O CD conta com composições de ilustres nomes da Música Popular Brasileira como Ivan Lins, Dori Cayimi e João Bosco, sendo os arranjos criados pelo próprio Gilson Peranzzetta.

“Todos os músicos saíram tão contentes da apresentação que decidimos escutar a gravação para ver se dava para aproveitar algo, foi quando contatamos a qualidade do material e pensamos se seria possível produzir um disco ao vivo”, revela o maestro Rui Carvalho, diretor artístico do projeto.

“Produzir um disco com dois dos mais renomados e prestigiosos artistas da música instrumental brasileira agrega valor à Amazonas Band, tanto no Brasil como internacionalmente. É uma oportunidade de trabalhar esse material fora do estado e do País levando o nome do Amazonas”, acrescenta Rui Carvalho. O álbum foi mixado, materizado e prensado em São Paulo, e conta com o projeto gráfico de Ana Luisa Marinho.

‘Negros brasileiros' na escola

Buscando enfatizar a contribuição dos negros na Música Popular Brasileira (MPB), a escola estadual Frei Silvio Vaghegi, situada na rua Tapajós, Centro de Manaus, realizará nesta terça (19), a partir das 14h, a exposição “A música e a dança dos negros brasileiros”. No total, 16 turmas do 1º ao 3º ano do ensino médio representarão um artista da MPB que é destaque no cenário musical do País.

Em sua terceira edição, a exposição será aberta ao público e contará com a participação de 662 alunos. De acordo com a organização do evento, os estudantes apresentarão biografias e canções de artistas brasileiros como Alcione, Jorge Aragão, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Milton Nascimento, Tim Maia, Elza Soares, Jair Rodrigues, Jovelina Pérola Negra, Wilson Simonal, Chico da Silva, Martinho da Vila, Cartola e Luiz Gonzaga.

Para a gestora da escola, professora Maria Francisca Auxiliadora da Silva Farias, o tema deste ano resgatará o legado dos talentos negros do Brasil. “Este ano escolhemos a música para ser trabalhada pelos alunos, pois acreditamos que há muita cultura para ser explorada e apresentada aos jovens. Será uma exposição marcante que trará grandes ídolos da nossa música”, disse Maria Francisca Farias.

Festejos natalinos e Série Guaraná

O palco do Teatro Amazonas, no Centro, será espaço para a apresentação da Orquestra Amazonas Filarmônica e da solista Isalle Sabrié (soprano) durante mais uma edição da Série Guaraná. O espetáculo acontece na quinta (21), às 20h, com ingressos de plateia no valor de R$ 20 e demais assentos livres.

No sábado (23), o Teatro Amazonas também recebe a Cantata de Natal, às 20h, espetáculo musical que dá o pontapé inicial aos festejos natalinos promovidos pelo Governo do Amazonas. No doming (24)o, a programação de Natal tem continuidade com a chegada do Papai Noel e inauguração da Árvore de Natal, às 19H, na Praça Antônio Bitencourt (Praça do Congresso).

Publicidade
Publicidade