Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
MUNDO GEEK

Cultura nerd de Manaus ganhará espaço exclusivo no jornal A Crítica

Blog Mapingua Nerd inaugura parceria com o Bem Viver para a publicação de conteúdos semanais



1120448.JPG Portal foi criado por Fernanda Brandão, Thiago Henrik e Erlan Bindá (Winnetou Almeida)
14/08/2016 às 14:21

A cultura geek vai invadir as páginas do BEM VIVER a partir da próxima semana. Sempre às terças-feiras, o caderno de cultura e entretenimento vai publicar uma coluna assinada pelos editores do Mapingua Nerd, o principal blog manauara dedicado ao universo nerd.

“Nesse espaço, vamos produzir conteúdo exclusivo, veicular matérias que tenham grande repercussão, chamar atenção para temas pertinentes ao movimento e informar sobre tudo o que vem sendo produzido na cidade e que merece destaque”, adianta Fernanda Brandão, que dividirá a tarefa com Thiago Henrik.

Ela vê com entusiasmo a cena geek de Manaus, que vem se destacando por produções no cinema, literatura, games, quadrinhos e eventos. Um exemplo disso foi a comemoração do Dia do Orgulho Nerd, ou Dia da Toalha, promovida em maio pelo Mapingua na Saraiva MegaStore. Fernanda acredita, no entanto, que a divulgação desse tipo de conteúdo ainda é muito restrita, apesar do interesse de um público fiel e expressivo.

“Muita coisa fica só entre o eixo Sul-Sudeste, e foi exatamente esse espaço que nós ocupamos em Manaus, divulgando e estimulando para que mais pessoas produzam conteúdo. Gostamos de dizer que vamos colocar Manaus no mapa nerd do Brasil”, completa.

Para ficar ligado

O Mapingua Nerd está no ar há pouco mais de um ano, mas já contabiliza cerca de 30 mil acessos por mês, além de estar presente em outras mídias e redes sociais. Por trás do projeto estão Fernanda, Thiago e Erlan Bindá, que também contam com um time de colaboradores na produção de textos, vídeos e ilustrações.

“A ideia partiu de um sentimento empreendedor meu e do Thiago, mas que era tolhido por não termos experiência no ramo. Em uma viagem que fiz a Buenos Aires, tive o insight sobre a proposta do blog quando procurei conhecer a cena nerd de lá e encontrei poucas coisas soltas na Internet”, lembra Fernanda.

“Foi quando me dei conta que Manaus também não tinha nada do gênero: um guia sobre o movimento nerd da cidade, que reunisse em um só lugar notícias, agenda de eventos e produção de conteúdo”.

Expectativa

Para a equipe, a parceria com o jornal A CRÍTICA é uma confirmação do sucesso conquistado desde o primeiro post do blog. “É a validação de que temos feito bem o nosso papel - resgatar o orgulho de ser nerd e de morar em Manaus. Participar de um veículo que é referência na cidade nos permite alcançar todo tipo de leitor, o que é positivo pra nós e para o jornal também”.

A editora do BEM VIVER, Lucy Rodrigues, também comenta sobre a expectativa para o lançamento do novo espaço temático no caderno. “A cultura nerd tem um público bastante fiel. Prova disso é o interesse sempre presente pelo mundo dos quadrinhos e super-heróis, que passa de pai para filho e atravessa gerações. Nossa ideia é cativar essas pessoas e os leitores mais jovens do jornal, mas também contribuir para que essa cena cresça em Manaus”, diz.

Nas telas

Desde o início de agosto, o conteúdo gerado pelo Mapingua Nerd está disponível diariamente nas telas da RCC Mídia, empresa de mídia “out of home” (“fora de casa”) presente em 60 pontos espalhados por Manaus, como estabe-lecimentos comerciais e locais com grande movimentação de pessoas.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.