Publicidade
Entretenimento
Vida

Cultura pop ganha releitura personalizada e vira opção de decoração

Com toque divertido, fofo, colorido e até em estilo retrô, figuras pop de ontem e de hoje aparecem em capas de almofadas, telas e vários outros objetos de décor 17/10/2015 às 16:54
Show 1
A decoração baseada no universo pop não tem restrição de ambiente: cabe em qualquer espaço do cotidiano, em casa, no trabalho ou no lazer
JONY CLAY BORGES ---

Não é de hoje que personagens populares do universo dos quadrinhos, do cinema e dos desenhos animados estampam camisetas e pôsteres usados por fãs no mundo todo. Nos últimos anos, porém, esses ícones pop vêm ganhando espaço também na decoração de ambientes. Turbinados por releituras divertidas, fofas, coloridas e até em estilo retrô, figuras pop de ontem e de hoje aparecem em capas de almofadas, telas e vários outros objetos de decoração.

Graças à variedade de produtos disponíveis e à admiração dos fãs, esse décor de estilo pop e divertido hoje está em todos os tipos de ambientes, dos cômodos de casa até os escritórios e espaços de trabalho. Para o arquiteto e light designer amazonense Marco Araújo, a tendência reflete a busca por espaços que traduzam os gostos e a personalidade de quem vive neles.

“Não existe mais um ‘estilo de hoje’ em se tratando de interiores. O estilo de hoje é buscar dar a sua identidade ao espaço. Todo mundo está em busca de uma identidade própria”, destaca o profissional.

As peças pop, opina ele, podem mesmo combinar com outros tipos e estilos. “É possível usar um cartum num cantinho de estudo ou num office. Dá para juntar um quadro pop art com uma tela cartum, uma escultura, até uma xilogravura. Hoje em dia tudo está se misturando”, sugere Araújo.

Ambientes e públicos

A decoração baseada no universo pop e suas releituras divertidas não tem restrição de ambiente: cabe em qualquer espaço do cotidiano, em casa, no trabalho ou no lazer. É o que assinala Araújo: “Cabe em qualquer ambiente. Num escritório, mesmo num lavabo. Imagine um bar todo com motivo de cartum: show de bola. E que tal um banheiro de bar em estilo pop art?”, concebe o arquiteto.

O décor divertido, para Araújo, também não tem faixa etária definida, opinião dividida por Gerson Guimarães, consultor de vendas da Moldura & Arte (Manauara Shopping). “(Essas obras) não servem só para espaços infantis, mas muita gente também usa para decorar áreas como um home theater ou uma sala de música, e quartos de adolescentes, masculinos ou femininos”, revela.

Segundo Guimarães, pôsteres de filmes clássicos, como “Star Wars”, também são um hit de vendas na loja. E o público é o mais variado. “São adolescentes, arquitetos. Alguns casais param para ver os cartazes originais. São todos os públicos, e vendo para todo tipo de cliente”, conta.

Personalizados

Além de reproduções e pinturas, a loja no Manauara tem ainda releituras cartunescas de heróis dos quadrinhos e do cinema, produzidas pelo ilustrador amazonense Gabriel Soares. As ilustrações, de personagens pop antigos e atuais, trazem uma leitura única e pessoal do artista gráfico. “A inspiração vem dos desenhos animados e do cinema dos anos 1980 e 1990”, revela ele, que baseia sua técnica no “cartoon”, com um visual bem colorido. “As pessoas gostam e se identificam”, diz.

Fã de HQ e de cinema, Soares começou a desenhar muito cedo. Suas criações chamaram a atenção dos amigos, que até hoje encomendam obras do ilustrador. “Fazem pedidos o tempo todo”, afirma ele, brincando. O interesse ampliado do público mais tarde ajudou a levar suas obras para a Moldura & Arte. “Devido muitos pedidos e encomendas, resolvi procurar alguém especializado na área, para cuidar da parte de vendas das minhas obras”, diz. “Daí surgiu a parceria”.

Soares produz obras em técnicas como aquarela, óleo e até pintura digital. Além de figuras pop, ilustra também pessoas reais, sempre com seu estilo colorido e cartunesco, para telas destinadas a compor ambientes diversos. “Atualmente vendo pinturas em aquarela para essa finalidade, decorar”, comenta.

Sejam reproduções, ilustrações como as de Soares ou as da loja online Toysquotes, ou outros objetos, as peças de décor do universo pop ou de temas personalizados dão um ar divertido e descontraído ao ambiente. A dica, segundo Araújo, é só apostar num tema que tenha a ver com você. “Cabe em qualquer ambiente, e penso que em qualquer idade. Importante apenas é ter perfil e personalidade”.

Arte

Gabriel Soares produz cartuns personalizados sob encomenda, via contato pelo Instagram (@gabriel. soaresz), Facebook (gabriel soarez) ou pelo email gabriel.ilus-trador@gmail. com.

Publicidade
Publicidade