Publicidade
Entretenimento
Kids

Curso ensina técnica de massagem que traz benefícios à saúde dos bebês

Shantala pode aliviar cólicas, melhorar a digestão, diminuir o estresse do bebê e aumentar o vínculo com cuidador 21/08/2016 às 09:49 - Atualizado em 28/08/2016 às 16:20
Show shantala 003
Massagem é aplicada com toques suaves, que deslizam sobre a pele do bebê, com o auxílio de óleos vegetais
Natália Caplan Manaus

Bebês amam um colo aconchegante, sentir o afago da mãe ao mamar, ganhar um cafuné e, por que não, receber uma massagem? No próximo dia 27, o Espaço Conviver receberá a fisioterapeuta Kellyane Oneida para um curso de Shantala. A aula será às 9h e poderá ser acompanhada por mães, pais e cuidadores, que tenham bebês de até seis meses.

Originária da Índia, a técnica pode aliviar cólicas, melhorar a digestão, diminuir o estresse do bebê, além de criar laços afetivos mais fortes. Segundo a especialista, a massagem segue o “caminho energético do bebê”. Ela deve ser feita com óleos vegetais (sem conservantes) e cada movimento tem uma pressão específica e com objetivos distintos.

“A Shantala gera estímulos táteis, cerebrais e motores no bebê, colaborando na ativação dos sistemas respiratório, digestivo, circulatório e nervoso central. A massagem permite ao bebê a percepção do seu corpo e o controle de seus próprios movimentos, se reconhecendo. O afeto, o carinho e a troca de olhares são essenciais também”, afirma.

Ainda de acordo com Kellyane, a aplicação da técnica deve ser feita a partir de um mês de nascimento — antes, elas perdem muito calor (a massagem é sem roupas) — e não existe uma época para encerrar. Quando o bebê começa andar, afirma, fica mais difícil, pois ele não fica parado para receber a massagem. Ela explicou alguns movimentos.

“A massagem consiste em movimentos lentos, suaves compressões e alongamentos passivos por todo corpo do bebê. O movimento na abertura do tórax ajuda a diminuir a timidez, a angústia e o medo. O de torção nas pernas reequilibra a ação muscular, diminuindo dor e tensão. Já o deslizamento dorsal também diminui a tensão e promove relaxamento” finaliza.

SERVIÇO

O que: Curso de Shantala

Quando: dia 27 (sábado), às 9h

Onde: Espaço Conviver – Rua Natal, 651, Adrianópolis

Inscrição: R$ 100 (individual) e R$ 120 (dupla)

Contato: 3345-5005

Publicidade
Publicidade