Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021
CINEMA

Curta amazonense baseado em fatos reais resgata a infância nos anos 90

'A Escola da Minha Vida' é ambientado nos anos 90 e conta uma história de nostalgia, infância e amizade



WhatsApp_Image_2020-12-18_at_19.36.01_D7F2564D-914D-4449-8E8B-133B909EEDAE.jpeg Foto: Divulgação
18/12/2020 às 19:42

Um evento nostálgico envolve felicidade e tristeza, mas possui mais expressões de afeto positivo do que negativo. Baseado em uma história real, o curta metragem 'A Escola da Minha Vida' é ambientado nos anos 90 e conta uma história de nostalgia, infância e amizade. As gravações iniciaram no dia 14 de dezembro na escola Escola Estadual Plácido Serrano, na praça 14, onde tudo aconteceu.

O roteiro e direção é de Erismar Fernandes e conta com um elenco de atores manauaras. A obra remonta elementos do passado recente e convida o público a conhecer o mundo dos personagens, recontando experiências que moldaram suas histórias.



Conforme a roteirista, a intenção é resgatar memórias afetivas escolares, para aproximar gerações.

"Tenho muita saudade dos meus amigos e anos atrás, já havia feito um texto com o tema para uma peça de teatro. Encontrei amigos de infância nas redes sociais e também um 'caderno de perguntas e respostas' que eram muito comuns quando não havia redes sociais. Isso despertou a vontade de adaptar a peça teatral em um filme". 

O trabalho de pesquisa e produção envolveu a busca por figurino, cenário e objetos usados nos anos 90 para compor a narrativa que conduz o espectador ao passado.

"Acredito que muitos irão se identificar! Encontramos bonecas, cubo mágico, pasta com papéis de carta, lápis, borrachas e canetas que faziam sucesso na época e vão ajudar a transportar o público para a década de 90", revelou.

Os personagens retratados no curta são reais e ficaram empolgados com a proposta do filme.

"Eles sabem que estamos gravando e ficaram muito emocionados ao saber que um pouco da nossa história vai ser contada. Inclusive, pedi depoimentos para incluir no fim do filme. Também decidimos homenagear uma professora, que já está bem idosa e estamos tentando gravar um depoimento com ela". 

Erismar conta que, para escrever o texto, buscou inspiração em poemas como 'Meus 8 anos', de Casimiro de Abreu, e no filme 'Conta Comigo', de Stephen King, que figuraram sua infância e ajudam a lembrar o quanto ela é importante para uma criança. O filme foi contemplado no edital Conexões Culturais - Lei Aldir Blanc e deve estrear ainda este mês.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.