Publicidade
Entretenimento
Vida

Dando exemplo: personal trainers também suam a camisa

A preocupação com o próprio corpo é mais do que justificável. Os personal trainers que levam a profissão a sério não querem, nem de longe, ser associados à máxima “casa de ferreiro, espeto de pau” 07/06/2013 às 08:46
Show 1
Elenice Belichar vê a atividade física como uma espécie de poupança: "Quando chegar aos 70, você vai estar bem"
Rosiel Mendonça Manaus, AM

Durante a semana, Gabriel Moraes costuma estar de pé às 7h e já começa o dia suando a camisa na Companhia Athletica, onde atua como personal trainer. Geralmente, é nesse período que ele encontra mais tempo para se exercitar e manter seus 8% de gordura corporal à base de um treino que inclui musculação e bike.

“Essa rotina se repete, em média, seis vezes por semana. Apesar de eu perder um pouco o ritmo por causa do trabalho, procuro fazer pelo menos 1h30 de exercícios por dia, ainda que no intervalo entre uma aula e outra”, explica ele, que também tem o hábito de correr.

A preocupação com o próprio corpo é mais do que justificável. Os personal trainers que levam a profissão a sério não querem, nem de longe, ser associados à máxima “casa de ferreiro, espeto de pau”.

“Quem trabalha nesse ramo precisa manter um padrão aceitável de condicionamento físico e estético”, afirma o colega de trabalho de Moraes, Cleves Santana. Ele é o seu próprio personal e segue uma periodização de treinamento para não se manter parado. “Treino cerca de cinco vezes por semana: 1h de musculação na própria Companhia Athletica e mais 40 minutos de aeróbica junto com meus alunos particulares”, complementa.

‘Personal é um espelho

No ramo da Educação Física há 30 anos, Elenice Belichar atua como personal trainer no Cagin Clube desde o início da academia. Para ela, o cuidado com o corpo é uma obrigação profissional e, ao mesmo tempo, uma questão de vaidade.

“Essa sempre foi uma preocupação minha. O personal é um espelho para o aluno, assim como o dentista é para o paciente. Minha profissão é uma das coisas que mais amo, além dos meus filhos”, afirma. Além de mãe, Elenice também faz questão de dizer que é administradora do lar e esportista – ela tira o domingo para correr na Ponta Negra, prática que já a fez participar de uma meia maratona no Rio de Janeiro.

O pique para a corrida ela encontra, principalmente, durante as aulas de bike que ministra. “Como tenho uma rotina intensa como personal, aproveito as aulas para fazer meu próprio treino”, explica. Musculação, body pump e circuito funcional também entram na lista de atividades que Elenice pratica. “Priorizo mais o trabalho de perna, porque é a parte do corpo que eu mais uso”.

Cartão de visita

Segundo a personal da Sun Fitness e da AB Fitness, Rosyane Palmeira, professores com um corpo fora de forma chegam a ser vistos com desconfiança e até preconceito pelos alunos. “Meu treino não tem um molde certo, faço exercícios ao menos quatro vezes por semana, conforme a necessidade. Ao mesmo tempo, não quero ter o corpo perfeito, mas um que seja meu cartão de visita como personal”, declarou.

Hoje em dia, Rosyane acredita que já alcançou seu corpo ideal: acima do peso até os 19 anos, a personal chegou a perder 10 quilos depois que começou a praticar atividades físicas. “Agora consigo me ver bem fisicamente. Antes, isso era um problema para mim”.

Destaque

Os personal trainers sabem muito bem que, para se manter em forma, não é preciso se entregar a crises ou neuras por conta da alimentação. Segundo os profissionais que a reportagem ouviu, uma dieta básica, com atenção às quanti-dades, horários e restrição a frituras e doces, já dá conta do recado.

Em evidência

Pesquisadores da Georgia State University (EUA) fizeram um top 10 das atividades físicas que estão em evidência em 2013. A lista inclui treino funcional, fortalecimento do core e exercícios com o peso do corpo.

Serviço

Os personal trainers que aparecem na reportagem podem ser contatados pelos telefones: Elenice Belichar (92) 9286-9555; Rosyane Palmeira (92) 8224-1828; Cleves Santana (92) 8152-0252; Gabriel Oliveira (92) 9351-8899.



Publicidade
Publicidade