Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021
DIA DO SORVETE

Data comemora o sorvete, delícia que coleciona apreciadores em todo o mundo

Para celebrar a data, o chef Lucas Pyetro, do Pátio Gourmet, selecionou algumas curiosidades sobre o sorvete e dicas de como combiná-lo com outros ingredientes



02796ed1-e6ab-40cd-b84f-07b2c7424821_4A3DB3FD-D627-4C7A-84C5-D83857594B85.jpeg Foto: Divulgação
23/09/2021 às 17:16

Nesta quinta-feira (23) é comemorado o Dia do Sorvete, delícia que coleciona apreciadores em todo o mundo e que oferece uma infinidade de possibilidades, dos tipos mais tradicionais até os mais elaborados. Para celebrar a data, o chef Lucas Pyetro, do Pátio Gourmet, selecionou algumas curiosidades sobre o sorvete e dicas de como combiná-lo com outros ingredientes e criar diferentes sobremesas em casa. Nesta sexta-feira (24), às 17h, no instagram @patiooficial, o chef vai ensinar a receita de brownie para ser servido com sorvete.

Lucas Pyetro explica que a data foi criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), com o intuito de promover o produto, aproveitando o início da primavera e dos dias mais quentes do ano.



Ele conta que como em várias receitas famosas não se sabe a origem exata do sorvete, mas estudos mostram que o produto pode ter sido criado na China há quatro mil anos, a partir da mistura de leite e arroz congelado. No século XIII, o explorador Marco Polo levou a descoberta para a Itália, onde o produto ganhou fama. No Brasil, a primeira sorveteria foi criada em 1835, quando um navio americano com 200 toneladas de gelo em blocos aportou no Rio de Janeiro. Dois comerciantes compraram o carregamento e começaram a vender sorvete de frutas. “Nessa época, obviamente, não existiam freezers e esse gelo foi conservado com serragem em depósitos subterrâneos”. 

De acordo com Lucas Pyetro, a receita de sorvete, que antes era apenas gelo e leite, evoluiu e ganhou novos preparos e diferentes sabores, atendendo a paladares diversos. Ele diz que há disponível no mercado o sorvete, o gelato e o sorbet. A diferença entre os três está na forma de preparo.

O sorbet é feito com altos teores de fruta, para aproveitar ao máximo o açúcar e as fibras deste ingrediente, o que resulta em um sorvete cremoso, de textura incrível. O gelato é feito de maneira artesanal, tendo como ingredientes principais a água, açúcar, leite e a fruta escolhida. Já o sorvete tradicional utiliza os mesmos ingredientes do gelato, com adição de gordura e aditivos alimentares.  “Independente do tipo, o sabor especial do sorvete é inegável”, frisou.

O chef informa que o Pátio Gourmet conta com uma seleção de sorvetes para agradar a todos os gostos. É exclusividade da rede, a venda em Manaus da Bacio di Latte, principal marca de gelato do país. No supermercado também é possível encontrar os sorvetes Dileto, Lavorato a Mano, La Naturelle, Haagen-Dazs, Ben&Jerry’s, Vero Sorbetto, Magnun e Vaca Lambeu.

Segundo Lucas Pyetro, quando combinados com frutas, bolos e outros itens, os sorvetes podem compor sobremesas deliciosas para serem servidas em almoços e jantares. Uma dica do chef é unir o brownie com uma bola de sorvete de doce de leite. Para dar um toque especial no prato, basta decorar com calda de chocolate.

Para quem gosta de um incremento natural e saudável, uma sugestão prática e rápida é adicionar granola no sorvete favorito. Frutas como morango, kiwi e banana também são alternativas que combinam muito bem com o sorvete.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.